Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Design thinking como ferramenta de gestão: a relação entre o design e a gestão e os seus contributos para o desenvolvimento integral do engenheiro e gestor industrial

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Atualmente, o mundo dos negócios encontra-se numa incerteza constante, devido a mudanças tecnológicas, económicas, culturais e sociais. A procura por profissionais com conhecimentos que vão de encontro a estas tendências globais é cada vez maior, e dominar as inconsistências e oportunidades nesta sociedade global acelerada requer mais do que sapiência e habilidades básicas lecionadas atualmente. O curso de Engenharia e Gestão Industrial (EGI), de relativamente recente criação, mas notoriamente em crescimento e com foco na gestão, tem como missão dar resposta aos novos desafios empresariais, entendendo uma grande diversidade de fatores socioculturais, económicos, tecnológicos e de mercado, contribuindo para um aumento da competitividade das organizações (Amaral, 2007). No entanto, este curso pode ser melhorado no que diz respeito à compreensão lata das reais necessidades do cliente final através de abordagens que sejam “user-centered”. Atualmente, de acordo com Ambrose e Harris (2008), o Design Thinking (DT) é tomado como um processo sistematizado e iterativo de hipóteses e soluções, processo esse, indubitavelmente, de elevada importância para a inovação. Mas na verdade o DT é mais do que um processo. Como abordagem, de acordo com Burnette (2018), é uma interpelação ao pensamento e à ação que se baseia em capacidades humanísticas, valores e sentimentos essenciais para o sucesso e o bem-estar. Assim, para atingir esta melhoria no curso acima mencionado, a introdução de um mindset de Design Thinking no seu programa curricular seria uma resposta adequada às necessidades do mesmo. Muitos dos conceitos do Design Thinking surgiram dos princípios da gestão, tal como o curso de EGI. É nestas semelhanças de génese que esta dissertação, sendo uma reflexão e comparação crítica baseada numa profunda análise de conceitos e ideais do Design Thinking, vai demonstrar que a inserção desta abordagem ao design focada no management constitui uma mais valia para todos os futuros engenheiros e managers que ambicionam alcançar os seus objetivos na sua plenitude. Esta pesquisa deverá ser a base para uma posterior análise quantitativa e qualitativa.
Today, the business world is in constant uncertainty due to technological, economic, cultural and social changes. The demand for professionals with knowledge that meets these global trends is growing and mastering the inconsistencies and opportunities in this fast-paced global society requires more than the wisdom and basic skills taught today. The Industrial and Management Engineering (EGI) course, of relatively recent creation but noticeably growing and focused on management, aims to respond to new business challenges, understanding a wide range of sociocultural, economic, technological factors and contributing to an increase in the competitiveness of organizations (Amaral, 2007). However, this course can be improved with respect to the broad understanding of the real end customer needs through user centered approaches. Nowadays, according to Ambrose and Harris (2008), Design Thinking (DT) is taken as a systematized and iterative process of hypotheses and solutions, a process that is undoubtedly of high importance for innovation. But in fact, DT is more than a process. As an approach, according to Burnette (2018), it is a challenge to thought and action that is based on humanistic capacities, values and feelings, essential for success and well-being. Thus, to achieve this improvement in the aforementioned course, introducing a Design Thinking mindset into the curriculum would be an appropriate response to your needs. Many of the concepts of Design Thinking emerged from management principles, such as the EGI course. It is in these similarities of genesis that this dissertation, being a reflection and critical comparison based on a deep analysis of Design Thinking concepts and ideals, will demonstrate that the insertion of this design approach focused on management is an asset for all future engineers and managers who aim to achieve their goals to their fullest. This research should be the basis for further quantitative and qualitative analysis.

Description

Keywords

Design thinking Engenharia e gestão industrial Gestão Educação Plano curricular Globalização Tendências

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License