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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório integra-se na unidade curricular Prática de Ensino
Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico, da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, e descreve
um estudo realizado com intuito de perceber e identificar o uso das fichas em práticas
educativas aplicadas em dois contextos diferentes. O estudo foi feito a partir da recolha
de dados realizada em duas salas de jardim-de-infância: escola de Lisboa e escola de
Paris.
A partir da intervenção pedagógica realizada no estágio da escola de Lisboa e a
observação na escola de Paris, bem como da análise documental dos dois países,
procurou-se compreender a perceção de cada um dos professores/ educadores sobre ficha;
o propósito de aprendizagem de cada um dos professores/ educadores ao utilizar a ficha;
a forma como cada um deles a utiliza e, por último, perceber se a ficha é utilizada pelos
professores/ educadores da mesma forma que a explicitam.
O trabalho teve como base uma metodologia de investigação de caráter
qualitativo, sendo que os dados que a sustentam foram recolhidos pelo método da
observação participante e registados através de notas de campo e registos nos caderno de
estágio, utilizando a entrevista e a análise documental como técnica complementar. Ao
longo do trabalho, apresentam-se quatro situações vivenciadas nos dois contextos, que
têm, de alguma forma, aspetos em comum e que, por isso, foram alvo de comparação.
Com este trabalho, concluo que a perceção que os dois educadores têm sobre a
ficha é diferente e, que, o educador da sala de Lisboa tem duas conceções de ficha: uma
coincide com a sua prática, a outra não. Concluo também que cada contexto, aliado à sua
cultura e ritmo de trabalho, utiliza as fichas de maneira diferente.
Description
Keywords
Ensino Básico Fichas Práticas Educativas Contextos
