Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Lisboa e Paris: O uso das fichas no Jardim de Infância em dois contextos diferentes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
GALVAO Maria 2015.pdf2.57 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório integra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, e descreve um estudo realizado com intuito de perceber e identificar o uso das fichas em práticas educativas aplicadas em dois contextos diferentes. O estudo foi feito a partir da recolha de dados realizada em duas salas de jardim-de-infância: escola de Lisboa e escola de Paris. A partir da intervenção pedagógica realizada no estágio da escola de Lisboa e a observação na escola de Paris, bem como da análise documental dos dois países, procurou-se compreender a perceção de cada um dos professores/ educadores sobre ficha; o propósito de aprendizagem de cada um dos professores/ educadores ao utilizar a ficha; a forma como cada um deles a utiliza e, por último, perceber se a ficha é utilizada pelos professores/ educadores da mesma forma que a explicitam. O trabalho teve como base uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, sendo que os dados que a sustentam foram recolhidos pelo método da observação participante e registados através de notas de campo e registos nos caderno de estágio, utilizando a entrevista e a análise documental como técnica complementar. Ao longo do trabalho, apresentam-se quatro situações vivenciadas nos dois contextos, que têm, de alguma forma, aspetos em comum e que, por isso, foram alvo de comparação. Com este trabalho, concluo que a perceção que os dois educadores têm sobre a ficha é diferente e, que, o educador da sala de Lisboa tem duas conceções de ficha: uma coincide com a sua prática, a outra não. Concluo também que cada contexto, aliado à sua cultura e ritmo de trabalho, utiliza as fichas de maneira diferente.

Description

Keywords

Ensino Básico Fichas Práticas Educativas Contextos

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue