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A presente dissertação intitulada “O contacto com pinturas pode influenciar o desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças no 1º ciclo do ensino básico”, surge no âmbito da unidade curricular de Seminário II, para a obtenção de aprovação no Mestrado em Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
A investigação visa o questionamento do impacto das pinturas, nas crianças, dentro de um ensino articulado com a Educação e Expressão Plástica, coadjuvado por um ensino pela arte.
Existindo muitos artigos e teorias que defendem os benefícios da presença de uma educação artística no primeiro ciclo, o facto é que as pinturas, enquanto fonte culturizadora e educacional, pouco são contempladas nas mestas curriculares. Através da Investigação-ação usando uma metodologia qualitativa, a dissertação desenvolve-se através dum estudo comparativo, entre um grupo de participantes e um grupo de controlo do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
O grupo de participantes foi sujeito a atividades pedagógicas que estimulassem, uma evolução nos pré-conceitos artísticos, nas representações, na interpretação visual e expressão gráfica. O grupo de controlo realizará seis das catorze atividades a que o grupo de participantes foi sujeito, para que se efetuasse uma comparação de resultados.
As pinturas são uma das vertentes da expressão plástica e uma forma de comunicação, onde cada um pode ser original, criativo e revelar a sua essência, contribuindo para uma evolução da formação do sujeito psicológico de cada aluno. Tentando através da pintura introduzir uma diferenciação, na indução de conceitos, comportamentos e até emoções. A pintura poderá ser apenas mais uma estratégia pedagógica, para desenvolver crianças mais livres e críticas, potenciando o seu processo cognitivo.
Palavras-chave: pintura, educação artística, criança, arte, desenvolvimento.
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Educação de Infância Educação pela Arte