Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O contacto com pinturas pode influenciar o desenvolvimento cognitivo comportamental das crianças no 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação.pdf5.88 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente dissertação intitulada “O contacto com pinturas pode influenciar o desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças no 1º ciclo do ensino básico”, surge no âmbito da unidade curricular de Seminário II, para a obtenção de aprovação no Mestrado em Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A investigação visa o questionamento do impacto das pinturas, nas crianças, dentro de um ensino articulado com a Educação e Expressão Plástica, coadjuvado por um ensino pela arte. Existindo muitos artigos e teorias que defendem os benefícios da presença de uma educação artística no primeiro ciclo, o facto é que as pinturas, enquanto fonte culturizadora e educacional, pouco são contempladas nas mestas curriculares. Através da Investigação-ação usando uma metodologia qualitativa, a dissertação desenvolve-se através dum estudo comparativo, entre um grupo de participantes e um grupo de controlo do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. O grupo de participantes foi sujeito a atividades pedagógicas que estimulassem, uma evolução nos pré-conceitos artísticos, nas representações, na interpretação visual e expressão gráfica. O grupo de controlo realizará seis das catorze atividades a que o grupo de participantes foi sujeito, para que se efetuasse uma comparação de resultados. As pinturas são uma das vertentes da expressão plástica e uma forma de comunicação, onde cada um pode ser original, criativo e revelar a sua essência, contribuindo para uma evolução da formação do sujeito psicológico de cada aluno. Tentando através da pintura introduzir uma diferenciação, na indução de conceitos, comportamentos e até emoções. A pintura poderá ser apenas mais uma estratégia pedagógica, para desenvolver crianças mais livres e críticas, potenciando o seu processo cognitivo. Palavras-chave: pintura, educação artística, criança, arte, desenvolvimento.

Description

Keywords

Educação de Infância Educação pela Arte

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPGAYA

CC License