Publication
Receitas Adicionais (Ancillary Revenue) em Transporte AƩreo
dc.contributor.advisor | Quadros, Rui | |
dc.contributor.author | Afonso, António | |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T15:01:49Z | |
dc.date.available | 2025-01-09T15:01:49Z | |
dc.date.issued | 2024-06-24 | |
dc.date.submitted | 2024-02-20 | |
dc.description.abstract | A investigação propƵe avaliar o uso das receitas adicionais, focando-se na maximização de ancillary revenue para estimular ganhos. As companhias aĆ©reas enfrentam o desafio de explorar este potencial. Para isso, as questƵes fundamentais de investigação visam verificar como diferentes modelos de negócio utilizam receitas adicionais para ampliar ganhos, a variação na disposição dos passageiros para pagar por serviƧos adicionais de acordo com o tipo de voo e o perfil, bem como as respostas de passageiros de distintos continentes a esses serviƧos. Utilizando uma revisĆ£o sistemĆ”tica de literatura, o estudo explora como as companhias aĆ©reas se tornam mais inovadoras na oferta de serviƧos auxiliares para gerar receita. Transportadoras de baixo custo apostam na cobranƧa de taxas de bagagem despachada, lugares atribuĆdos e lugares extra, enquanto as de rede se concentram em receitas provenientes de programas de fidelização. Os resultados reforƧam a ideia de que companhias com custos de distribuição reduzidos, como as de baixo custo, podem gerar mais receitas auxiliares por passageiro. A aplicação de tecnologias inovadoras, como sistemas de recomendação de preƧos, pode potencializar essa eficiĆŖncia. | pt_PT |
dc.description.abstract | The research aims to evaluate the use of additional revenues, focusing on maximizing ancillary revenues to stimulate gains. Airlines face the challenge of exploring this potential without success. For this purpose, the fundamental research questions aim to investigate how different business models use ancillary revenues to expand gains, the variation in passengers' willingness to pay for additional services according to flight type and profile, as well as passengers' responses from different continents to these services. Through a systematic literature review, the study explores how airlines become more innovative in offering ancillary services to generate revenue. Low-cost carriers focus on charging fees for checked baggage, assigned seats, and extra legroom seats, while network carriers concentrate on revenue from loyalty programs. The results reinforce the idea that companies with reduced distribution costs, such as low-cost carriers, can generate more ancillary revenues per passenger. The use of innovative technologies, such as price recommendation systems, can enhance this efficiency. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203789067 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/53682 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | receitas adicionais, companhias aƩreas de baixo custo, Full-Service Carrier, vendas online, vendas diretas | pt_PT |
dc.subject | ancillary revenue, Low-Cost Carriers, Full-Service Carriers, online sales, direct sales. | pt_PT |
dc.title | Receitas Adicionais (Ancillary Revenue) em Transporte AƩreo | pt_PT |
dc.title.alternative | Uma Revisão SistemÔticas da Literatura | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Educação e Ciências | |
thesis.degree.name | Mestrado em OperaƧƵes de Transporte AƩreo | pt_PT |