Repository logo
 
Publication

A disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas das educadoras

dc.contributor.advisorPinheiro, Augusto
dc.contributor.advisorSouta, Luís
dc.contributor.authorNunes, Tânia Sofia Martins
dc.date.accessioned2014-05-16T10:18:27Z
dc.date.available2014-05-16T10:18:27Z
dc.date.issued2014-03
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório do projeto de investigação intitulado por “A Disciplina na Creche e no Jardim de Infância: Conceções e Práticas das Educadoras”, apresenta como principal intencionalidade compreender a função das educadoras na construção da disciplina no contexto de educação de infância, interpretando os seus modos de intervenção na resolução de conflitos. Pretende-se compreender a importância atribuída à disciplina na construção do currículo das educadoras cooperantes. Apresenta como opções metodológicas o paradigma interpretativo, nesta investigação qualitativa, baseado na abordagem de investigação-ação que visa interpretar as informações recolhidas no âmbito da temática em estudo, em contexto de Creche e Jardim de infância, locais onde decorreram os dois períodos de estágio integrados no plano de estudos do mestrado em Educação Pré-Escolar. Inicialmente é dado a conhecer os pressupostos teóricos em que assenta esta investigação, articulando com as experiências vividas em contexto de estágio. Assim sendo, é ainda apresentado neste relatório uma componente interventiva, que visa refletir e interpretar os modos de intervenção relativamente à disciplina e aos momentos de conflitos. Os principais dispositivos e procedimentos de recolha de informação são a observação nos contextos onde decorreu o estudo, as notas de campo, as entrevistas às educadoras, e a análise documental dos projetos. Finalmente, a partir da análise destas informações e de uma triangulação dos dados foram descritas e interpretadas as conceções e práticas das educadoras, elaborando as considerações finais sobre as diversas vertentes da investigação.por
dc.description.abstractThis investigation project report, entitled by “Nursery and kindergarten discipline: teachers’ conceptions and practices”, presents as main purpose to comprehend the teachers’ role in discipline construction within childhood education context. This is made by interpreting its conflict resolution intervention ways. This qualitative investigation presents as methodological options the interpretive paradigm based on a investigation-action approach aimed to interpret the gathered information on the studied subject frame. The investigation was made in nursery and in kindergarten context in two different internships, both integrated in the preschool master program. Initially, the articulation of the internships experiences and the investigation theoretical concepts in which this work is based on are presented. Thus, an interventional component is also considered in order to reflect and interpret the intervention ways concerned to discipline and conflict events. The information gathering main tools and procedures are the observation, the field notes, the teachers’ interviews and projects documental analysis. Finally, based on this data analysis the teachers’ conception and practices were described by elaborating the final considerations about the various investigation ways.en
dc.identifier.tid201683180
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6311
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de setúbalpor
dc.subjectDisciplinapor
dc.subjectRegraspor
dc.subjectConflitospor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducação de infânciapor
dc.subjectDisciplinepor
dc.subjectRulesen
dc.subjectConflictsen
dc.subjectCooperationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectChild educationen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleA disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas das educadoraspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Versao Final - Relatorio do Projeto de Investigação - Tânia Nunes.pdf
Size:
1.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: