Publication
Flexibilidade:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rebolo, Maria Amália | |
dc.contributor.author | Silva, José | |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T13:35:53Z | |
dc.date.available | 2023-05-25T13:35:53Z | |
dc.date.issued | 2023-04-28 | |
dc.description.abstract | As sociedades modernas não podem ignorar que a Atividade Física é hoje reconhecida como uma componente importante das políticas de prevenção de saúde pública e na redução da mortalidade. A prática regular, estruturada e moderada de Atividade Física proporciona bons níveis de Aptidão Física, possibilita o desenvolvimento da flexibilidade e, consequentemente, uma menor predisposição para doenças crónicas não transmissíveis. É um fator indissociável da saúde e de um estilo de vida ativo e saudável. A Escola e a disciplina de Educação Física configuram-se como contextos promotores de Atividade Física e da flexibilidade. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) foi realizada durante todo o ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária do Pinhal Novo. As turmas às quais lecionei as aulas e que foram alvo de estudo foram um 7º e um 10º ano. O presente relatório está dividido em 5 partes: a introdução, onde faço um enquadramento teórico ao tema escolhido; o relato de estágio; o artigo científico; as reflexões finais; e por fim a conclusão. O estudo realizado no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário teve como objetivo comparar os resultados do teste “senta e alcança”, presente na bateria de testes FitEscola, antes e após a aplicação de um programa de exercícios de flexibilidade. A amostra do mesmo é composta por 36 alunos de turmas do 7º e 10º ano. No que toca aos resultados é possível afirmar que quanto à correlação entre o nº de centímetros obtidos no teste “senta e Alcança” e a frequência de atividade física, os alunos que praticam atividade física vigorosa (atividade em esforço) e atividade física moderada apresentaram melhores resultados no teste senta e alcança. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203308492 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44877 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Estágio pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Atividade física | pt_PT |
dc.subject | Aptidão física | pt_PT |
dc.subject | Flexibilidade | pt_PT |
dc.subject | Estilos de vida ativo | pt_PT |
dc.subject | Estilo de vida saudável | pt_PT |
dc.title | Flexibilidade: | pt_PT |
dc.title.alternative | a sua importância no quotidiano dos alunos do 3º ciclo e ensino secundário e como os seus estilos de vida a podem influenciar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |