Repository logo
 
Publication

Flexibilidade:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRebolo, Maria Amália
dc.contributor.authorSilva, José
dc.date.accessioned2023-05-25T13:35:53Z
dc.date.available2023-05-25T13:35:53Z
dc.date.issued2023-04-28
dc.description.abstractAs sociedades modernas não podem ignorar que a Atividade Física é hoje reconhecida como uma componente importante das políticas de prevenção de saúde pública e na redução da mortalidade. A prática regular, estruturada e moderada de Atividade Física proporciona bons níveis de Aptidão Física, possibilita o desenvolvimento da flexibilidade e, consequentemente, uma menor predisposição para doenças crónicas não transmissíveis. É um fator indissociável da saúde e de um estilo de vida ativo e saudável. A Escola e a disciplina de Educação Física configuram-se como contextos promotores de Atividade Física e da flexibilidade. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) foi realizada durante todo o ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária do Pinhal Novo. As turmas às quais lecionei as aulas e que foram alvo de estudo foram um 7º e um 10º ano. O presente relatório está dividido em 5 partes: a introdução, onde faço um enquadramento teórico ao tema escolhido; o relato de estágio; o artigo científico; as reflexões finais; e por fim a conclusão. O estudo realizado no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário teve como objetivo comparar os resultados do teste “senta e alcança”, presente na bateria de testes FitEscola, antes e após a aplicação de um programa de exercícios de flexibilidade. A amostra do mesmo é composta por 36 alunos de turmas do 7º e 10º ano. No que toca aos resultados é possível afirmar que quanto à correlação entre o nº de centímetros obtidos no teste “senta e Alcança” e a frequência de atividade física, os alunos que praticam atividade física vigorosa (atividade em esforço) e atividade física moderada apresentaram melhores resultados no teste senta e alcança.pt_PT
dc.identifier.tid203308492pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44877
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectAtividade físicapt_PT
dc.subjectAptidão físicapt_PT
dc.subjectFlexibilidadept_PT
dc.subjectEstilos de vida ativopt_PT
dc.subjectEstilo de vida saudávelpt_PT
dc.titleFlexibilidade:pt_PT
dc.title.alternativea sua importância no quotidiano dos alunos do 3º ciclo e ensino secundário e como os seus estilos de vida a podem influenciarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
José Francisco Silva.pdf
Size:
1.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: