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Abstract(s)
A dissertação tem por objeto a análise do calçado feminino, estudo que implica a leitura transdisciplinar, onde se cruzam diferentes àreas do conhecimento – Ergonomia, História da Moda, Antropologia e Sociologia. Deste modo, os objetivos específicos para este estudo são: perceber até que ponto abdicam a mulheres do conforto no calçado em prol de uma melhor aparência; perceber de que forma é o calçado usado como expressão e comunicação do autoconceito; compreender se existe congruência entre o autoconceito e o calçado utilizado pela consumidora; identificar os significados simbólicos que estão associados ao calçado e, por fim, determinar de que forma o calçado é utilizado como veículo de classificação e os efeitos da percepção dessa mesma avaliação na autoimagem da mulher. Assim sendo, pretende-se estudar a natureza da relação do calçado com o universo feminino, perceber de que forma o calçado é utilizado para responder a diferentes papéis em vários ambientes simbólicos, explorar os vários significados associados ao calçado, bem como compreender de que forma é este utilizado como um veículo de classificação. Também com o objetivo de compreender a perceção de conforto e de risco relacionada ao uso de calçados femininos, foi realizado um focus group visando compreender o senso comum acerca do tema e a percepção das utilizadoras.
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Keywords
Design industrial Design de moda Calçado Ergonomia Consumo
