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A promoção do empowerment dos pais na UCEN

dc.contributor.advisorSousa, Maria Filomena
dc.contributor.authorFrade, Filipa Alexandra Marques
dc.date.accessioned2016-11-25T09:44:39Z
dc.date.available2016-11-25T09:44:39Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionMestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractQuando o bebé nasce prematuro, ou com necessidades especiais, o sonho da família é desfeito, o que, agregado ao internamento do RN, pode conduzir à rotura familiar (Souza, Pinheiro-Fernandes, Clara-Costa, Cruz-Enderes, Carvalho & Silva, 2010). O ambiente à volta do bebé acaba por afastar a família, havendo necessidade de promover a vinculação (Gibson, 1995). Será através desta ligação que os pais se sentirão responsáveis pelo RN e iniciarão o processo de Empowerment que lhes permite ter um papel ativo no meio que os envolve e agir, positivamente, no processo de saúde-doença do RN, desenvolvendo uma parentalidade positiva (Gibson, 1995). Ao longo de 18 semanas realizei o estágio do 5º Curso de Mestrado em Enfermagem – Área de Especialização em Saúde Infantil e Pediatria, passando por contextos como o serviço de Pediatria, a Unidade de Urgência Pediátrica, a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, onde recolhi contributos para responder à necessidade encontrada no meu local de trabalho, e para desenvolver competências de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Observei, em cada contexto, intervenções promotoras do Empowerment dos pais, permitindo-lhes exercer os seus direitos e terem um papel ativo nos cuidados ao RN. Estas intervenções foram implementadas na UCEN, último contexto de estágio, onde visaram a mudança de atitudes e práticas e consequentemente a melhoraria da qualidade dos cuidados prestados As intervenções mais significativas para a promoção do Empowerment são: partilhar informação com os pais; desmistificar o ambiente; realizar educação para a saúde adequada às necessidades dos pais, procurando-as; promover a vinculação; promover a parentalidade; promover o pensamento crítico; treinar as competências parentais; apoiar os pais nos cuidados e na crise; avaliar a necessidade e capacidade dos pais para ficarem junto do RN nos procedimentos invasivos.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.tid201166208
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16415
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectEnfermagem pediátrica
dc.subjectParentalidade
dc.subjectCuidados centrados na familia
dc.subjectRecém-nascido
dc.subjectEmpowerment
dc.subjectPais
dc.titleA promoção do empowerment dos pais na UCEN
dc.titleuma intervenção de enfermagem
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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Relatório de Estágio_O Empowerment dos Pais na UCEN_Uma Intervenção de Enfermagem_Filipa Frade.pdf
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