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A promoção do empowerment dos pais na UCEN
| dc.contributor.advisor | Sousa, Maria Filomena | |
| dc.contributor.author | Frade, Filipa Alexandra Marques | |
| dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:39Z | |
| dc.date.available | 2016-11-25T09:44:39Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
| dc.description.abstract | Quando o bebé nasce prematuro, ou com necessidades especiais, o sonho da família é desfeito, o que, agregado ao internamento do RN, pode conduzir à rotura familiar (Souza, Pinheiro-Fernandes, Clara-Costa, Cruz-Enderes, Carvalho & Silva, 2010). O ambiente à volta do bebé acaba por afastar a família, havendo necessidade de promover a vinculação (Gibson, 1995). Será através desta ligação que os pais se sentirão responsáveis pelo RN e iniciarão o processo de Empowerment que lhes permite ter um papel ativo no meio que os envolve e agir, positivamente, no processo de saúde-doença do RN, desenvolvendo uma parentalidade positiva (Gibson, 1995). Ao longo de 18 semanas realizei o estágio do 5º Curso de Mestrado em Enfermagem – Área de Especialização em Saúde Infantil e Pediatria, passando por contextos como o serviço de Pediatria, a Unidade de Urgência Pediátrica, a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, onde recolhi contributos para responder à necessidade encontrada no meu local de trabalho, e para desenvolver competências de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Observei, em cada contexto, intervenções promotoras do Empowerment dos pais, permitindo-lhes exercer os seus direitos e terem um papel ativo nos cuidados ao RN. Estas intervenções foram implementadas na UCEN, último contexto de estágio, onde visaram a mudança de atitudes e práticas e consequentemente a melhoraria da qualidade dos cuidados prestados As intervenções mais significativas para a promoção do Empowerment são: partilhar informação com os pais; desmistificar o ambiente; realizar educação para a saúde adequada às necessidades dos pais, procurando-as; promover a vinculação; promover a parentalidade; promover o pensamento crítico; treinar as competências parentais; apoiar os pais nos cuidados e na crise; avaliar a necessidade e capacidade dos pais para ficarem junto do RN nos procedimentos invasivos. | |
| dc.format | application/pdf | |
| dc.identifier.tid | 201166208 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16415 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.publisher | [s.n.] | |
| dc.subject | Enfermagem pediátrica | |
| dc.subject | Parentalidade | |
| dc.subject | Cuidados centrados na familia | |
| dc.subject | Recém-nascido | |
| dc.subject | Empowerment | |
| dc.subject | Pais | |
| dc.title | A promoção do empowerment dos pais na UCEN | |
| dc.title | uma intervenção de enfermagem | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | |
| rcaap.type | masterThesis |
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- Relatório de Estágio_O Empowerment dos Pais na UCEN_Uma Intervenção de Enfermagem_Filipa Frade.pdf
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