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A promoção do empowerment dos pais na UCEN

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Quando o bebé nasce prematuro, ou com necessidades especiais, o sonho da família é desfeito, o que, agregado ao internamento do RN, pode conduzir à rotura familiar (Souza, Pinheiro-Fernandes, Clara-Costa, Cruz-Enderes, Carvalho & Silva, 2010). O ambiente à volta do bebé acaba por afastar a família, havendo necessidade de promover a vinculação (Gibson, 1995). Será através desta ligação que os pais se sentirão responsáveis pelo RN e iniciarão o processo de Empowerment que lhes permite ter um papel ativo no meio que os envolve e agir, positivamente, no processo de saúde-doença do RN, desenvolvendo uma parentalidade positiva (Gibson, 1995). Ao longo de 18 semanas realizei o estágio do 5º Curso de Mestrado em Enfermagem – Área de Especialização em Saúde Infantil e Pediatria, passando por contextos como o serviço de Pediatria, a Unidade de Urgência Pediátrica, a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, onde recolhi contributos para responder à necessidade encontrada no meu local de trabalho, e para desenvolver competências de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Observei, em cada contexto, intervenções promotoras do Empowerment dos pais, permitindo-lhes exercer os seus direitos e terem um papel ativo nos cuidados ao RN. Estas intervenções foram implementadas na UCEN, último contexto de estágio, onde visaram a mudança de atitudes e práticas e consequentemente a melhoraria da qualidade dos cuidados prestados As intervenções mais significativas para a promoção do Empowerment são: partilhar informação com os pais; desmistificar o ambiente; realizar educação para a saúde adequada às necessidades dos pais, procurando-as; promover a vinculação; promover a parentalidade; promover o pensamento crítico; treinar as competências parentais; apoiar os pais nos cuidados e na crise; avaliar a necessidade e capacidade dos pais para ficarem junto do RN nos procedimentos invasivos.

Description

Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Keywords

Enfermagem pediátrica Parentalidade Cuidados centrados na familia Recém-nascido Empowerment Pais

Pedagogical Context

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