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Impacto dos marketplaces online na notoriedade das marcas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMartin D'Ávila, Miguel
dc.contributor.authorRocha, Margarida Ferreira
dc.date.accessioned2024-09-24T13:51:00Z
dc.date.available2024-09-24T13:51:00Z
dc.date.issued2024-06-24
dc.description.abstractOs marketplaces online assistiram a um aumento da sua popularidade nos últimos anos, portanto, entender o seu impacto nas marcas é essencial para melhorar o desempenho no mercado digital. Esta dissertação procura investigar a causalidade entre a presença das marcas em marketplaces digitais e a intenção de compra dos consumidores. A investigação pretende compreender a influência que as diferentes variáveis, como a notoriedade das marcas, lealdade às marcas, valor da marca, confiança na marca e publicidade online, desempenham neste ecossistema. Por meio de uma análise quantitativa, foram recolhidos dados de 319 participantes, dos quais apenas foram analisados os consumidores que fazem compras nestas plataformas. As análises estatísticas forneceram conhecimentos consideráveis sobre as preferências dos consumidores e como as marcas podem criar estratégias mais eficientes. Os resultados demonstram que utilizar os marketplaces como um canal de venda tem impacto na notoriedade, valor e confiança nas marcas. Contudo, não foi possível determinar influencia dos marketplaces na lealdade às marcas. É importante realçar que a familiaridade com a marca, o preço e o apoio ao cliente causam impacto na intenção de compra. Esta dissertação procurou compreender o comportamento dos consumidores em marketplaces, proporcionando recomendações para as marcas que pretendem fortalecer a sua gestão de marca.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation aims to comprehend consumer behavior in online marketplaces and provide helpful recommendations for brands attempting to consolidate their brand awareness in these environments. The research analyses the drivers of consumer purchase intention, including brand familiarity, online reputation, post-purchase customer service and the impact of online advertising. The result indicates that being in online marketplaces has an impact on purchase intention, brand awareness, brand value and brand trust, although the impact on brand loyalty and online advertising is unclear. This study contributes to a better understanding of consumer behavior in marketplaces and offer practical insights for brands to optimize their strategies and improve their position in the online marketplaces.pt_PT
dc.identifier.tid203692454pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52175
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOnline marketplacept_PT
dc.subjectNotoriedade das marcaspt_PT
dc.subjectLealdade às marcaspt_PT
dc.subjectValor da marcapt_PT
dc.subjectConfiança na marcapt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.subjectPublicidade onlinept_PT
dc.titleImpacto dos marketplaces online na notoriedade das marcaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing (EaD)pt_PT

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