Repository logo
 
Publication

A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural

dc.contributor.advisorCruz, Carlos
dc.contributor.advisorAlmeida, Fernando
dc.contributor.authorTavares, Patrícia Sadio Grazina
dc.date.accessioned2019-02-08T11:11:24Z
dc.date.available2019-02-08T11:11:24Z
dc.date.issued2018-12
dc.date.submitted2019-02
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo apresentar o resultado da investigação sobre a utilização do trabalho de projeto como metodologia no 1º ciclo do ensino básico, mais precisamente, sobre a sua contribuição para uma educação inter/multicultural. Com esta metodologia, alunos do 4º ano de escolaridade exploraram diversos países e as suas culturas e realizaram diferentes atividades ao longo das dez semanas de intervenção pedagógica, no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia investigativa utilizada inscreveu-se numa abordagem qualitativa e de investigação sobre a prática. A observação participante e a análise das produções dos alunos permitiram a recolha dos dados necessários para a reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido. Os conhecimentos adquiridos e os comportamentos dos alunos ao longo das diferentes fases do trabalho de projeto evidenciaram a sua evolução com esta intervenção pedagógica, o que permitiu efetuar uma avaliação positiva de todo o processo. Esta metodologia contribui para as aprendizagens dos alunos, na medida em que valoriza a sua participação ativa no processo de aprendizagem, desenvolvendo o seu conhecimento sobre diferentes países e culturas e, por esta via, uma atitude positiva relativamente à diversidade dos grupos humanos, das suas práticas e das suas obras.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this report is to present the results of the research on the use of project work as a methodology in the first cycle of basic education, specifically on its contribution to an inter/multicultural education. With this methodology, students of the 4th grade explored different countries and their cultures and carried out different activities during the ten weeks of pedagogical intervention, within the scope of the curricular internship of the Master course in Pre-school and Teaching of the 1st Cycle of Education Basic. The research methodology used was inscribed in a qualitative and research-based approach to practice. The participant observation and analysis of the student’s productions allowed the collection of data necessary for reflection on all the work developed. The acquired knowledge and the behaviors of the students throughout the different phases of the project work evidenced their evolution with this pedagogical intervention, which allowed to make a positive evaluation of the whole process. This methodology seems to contribute to student’s learning, as it values their active participation in the learning process, developing their knowledge about different countries and cultures and, by this way, a positive attitude towards the diversity of human groups, its practices and its works.en
dc.identifier.tid202153720
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/27769
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subject1º Ciclopt_PT
dc.subjectEducação inter/multiculturalpt_PT
dc.subjectProject worken
dc.subject1st Cycleen
dc.subjectInter/multicultural educationen
dc.titleA contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multiculturalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A contribuição do trabalho de projeto para uma educação intermulticultural.pdf
Size:
3.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: