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Authors
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Abstract(s)
Objetivo: Este estudo teve como objetivo principal averiguar em que medida os
docentes da área de Atividade Física e Desportiva lecionavam as Atividades
Rítmicas e Expressivas (ARE) no contexto da sua prática letiva e com que
periodicidade o faziam, bem como conhecer os conteúdos que abordavam nesta
vertente.
Metodologia: Participaram, voluntariamente, no estudo, 36 docentes (23 docentes do
género masculino e 13 docentes do género feminino), na área de Atividade Física e
Desportiva do 1.º CEB, com 33.83±4.91 de idade, onde se abrangeu a zona
geográfica do Pinhal Interior Norte.
Procedimentos: Foi aplicado um questionário, que era constituído por questões
abertas e fechadas, nas quais as categorias de resposta foram previamente definidas.
Os procedimentos adotados, nomeadamente, número de questões e forma de
aplicação do questionário, foram idênticos para todos os professores. A análise de
dados foi realizada através de uma análise descritiva univariada dos resultados.
Utilizámos ainda o teste de Mann-Whitney U (ou teste U). Estes procedimentos
foram justificados em virtude de existirem dois grupos independentes (género
feminino e género masculino) que foram comparados através de variáveis
qualitativas ordinais. A estimativa da dimensão do efeito, r, para testes não
paramétricos, foi calculada através do quociente entre o módulo do valor de z (valor
obtido aquando da aplicação do teste Mann-Whitney) e a raiz quadrada do número
total da amostra.
Resultados: Os resultados mostram que todos os professores (100%) têm
conhecimento sobre os conteúdos abordados nas ARE e 33 professores lecionam as
ARE no contexto das AEC. Além disso, 21 professores (60%) consideram muito
importante a formação para a lecionação das ARE. Por seu lado, não existem
diferenças estatisticamente significativas entre géneros ao nível do conhecimento dos
conteúdos lecionados nas ARE (Mann-Whitney U=149,50; z=0,001; p-value=1,000,
r= 1,66 dimensão do efeito grande). Ambos os géneros apresentaram médias de
ordenações do conhecimento dos conteúdos idênticos (18,50). Quando analisada a
importância atribuída à lecionação das ARE nas AEC, não se verificaram diferenças
estatisticamente significativas entre os professores do género feminino e do género
masculino, (Mann-Whitney U =122,00; z = -0,845; p =0,398; r= 0,14, dimensão do
efeito muito pequeno).
Conclusões: As principais conclusões deste estudo mostram que o género da amostra
não tem influência na importância atribuída à lecionação das ARE nas Atividades de
Enriquecimento Curricular (AEC). Existe, contudo, uma relação entre o local e a
frequência com que os docentes do género feminino e masculino lecionam as ARE
nas AEC (VCramer (36) = 0,629; p-value=0,011), pelo que se verifica que existe
influência do local relativamente à frequência de lecionação. Relativamente à
Escola Superior de Educação | Politécnico de Coimbra
IV
formação dos professores das AEC nas ARE, em articulação pedagógica das ARE
com as outras áreas curriculares do programa do 1.º CEB, conclui-se que não existe
uma relação estatisticamente significativa entre a formação dos professores das AEC
nas ARE e a articulação pedagógica das mesmas com as áreas curriculares do
programa do 1.º CEB (VCramer (36) = 0,970; p-value=1,000). Assim, não se
verificou influência da formação dos professores relativamente à articulação
pedagógica das ARE com outras áreas curriculares do programa do 1.º CEB. Na
maioria dos conteúdos lecionados, os dados mostram que não existem diferenças
estatisticamente significativas entre géneros da amostra ao nível do conhecimento
dos conteúdos lecionados nas ARE. Neste sentido, o género tende a não influenciar o
conhecimento dos conteúdos lecionados nas ARE. Transversalmente, quando
analisada a importância atribuída à lecionação das ARE nas AEC, não se verificam
diferenças estatisticamente significativas entre os professores do género feminino e
do género masculino, (Mann-Whitney U =122,00; z = -0,845; p =0,398; r= 0,14,
dimensão do efeito muito pequeno). Deste modo, ambos os géneros da amostra
apresentaram médias distintas de ordenação de importância na lecionação das ARE
nas AEC (17,05 nos homens, e 19,62 nas mulheres). Conclui-se, assim, que o género
da amostra (i.e., feminino ou masculino) tende a não influenciar a importância que é
atribuída à lecionação das ARE nas AEC. Finalmente, podemos aferir que existe uma
relação entre o local e a frequência com que os docentes do género feminino e
masculino lecionam as ARE nas AEC (VCramer (36) = 0,629; p-value=0,011).
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Keywords
Dança Atividades de Enriquecimento Curricular Atividades Rítmicas Expressivas Conteúdos Lecionação