Repository logo
 
Publication

Millennials e a intenção de uso do veículo automóvel, na área metropolitana do Porto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNeves, Cidália
dc.contributor.authorDias, Inês Manuel Silva
dc.date.accessioned2019-09-23T12:17:41Z
dc.date.available2020-09-17T00:30:14Z
dc.date.issued2019-09-16
dc.description.abstractReconhecendo a importância que os Millennials desempenham hoje nas tendências de consumo mundial, este estudo procurou compreender o papel ocupado por este fator geracional nos comportamentos de mobilidade, em Portugal, concretamente, na Área Metropolitana do Porto. Utilizando um modelo adaptado da Teoria do Comportamento Planeado, questionou-se a possibilidade de existir uma intenção generalizada entre os Millennials residentes nesta área para reduzir o uso do automóvel, privilegiando outras soluções de mobilidade. Os resultados obtidos vieram negar esta hipótese, indicando não existir uma predisposição para diminuir a utilização deste meio de transporte. Outras variáveis como a Atitude, a Perceção de Controlo Comportamental, o Hábito e a Consciência Pro-Ambiental, foram também alvo de análise. O cenário encontrado apresenta um grupo de consumidores que acreditam ter controlo reduzido em relação às suas escolhas de mobilidade e onde o automóvel domina, independentemente da forte preocupação ambiental demonstrada. No combate a este cenário, os Transportes Públicos ocupam uma posição mais relevante do que as Novas Soluções de Mobilidade. Esta investigação identifica ainda algumas correlações pertinentes entre características sociodemográficas destes indivíduos e a sua intenção em reduzir o uso do automóvel. No final, apresentam-se algumas reflexões sobre o setor e politicas de mobilidade, tendo como base nos resultados obtidos.pt_PT
dc.identifier.tid202284646pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29792
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMillennialspt_PT
dc.subjectMobilidade do consumidorpt_PT
dc.subjectFenómenos comportamentaispt_PT
dc.titleMillennials e a intenção de uso do veículo automóvel, na área metropolitana do Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ines_silva.pdf
Size:
4.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: