Repository logo
 
Publication

O papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centro

dc.contributor.advisorMoura, Andreia Filipa Antunes, 1988-
dc.contributor.authorMeireles, Flávia Marina Seixas
dc.date.accessioned2017-04-20T10:27:46Z
dc.date.available2017-04-20T10:27:46Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo refletir acerca da importância que as agências de viagens e turismo (AVT) têm na promoção e dinamização de destinos turísticos, e em particular a Região Centro (RC) de Portugal. Deste modo, pretende-se, essencialmente analisar as formas de promoção e dinamização que as AVT presentes na RC efetivam para motivarem os turistas quer nacionais, quer estrangeiros a se deslocarem à RC. Ao longo deste trabalho ensaia-se uma análise às AVT da Região Centro relativamente à forma como estas encaram a atividade turística na região e ao seu trabalho enquanto dinamizadoras do destino onde se inserem. Assim, estabeleceram-se como objetivos: analisar a forma como as AVT promovem os produtos e serviços da RC; quais as expetativas futuras para o mercado das agências da RC; quais os desafios, ameaças, oportunidades e espectativas do mercado das agências de viagens; qual o potencial turístico da RC para as AVT e, ainda qual o perfil dos clientes que procuram os serviços das AVT na RC. Numa primeira fase, desenvolveu-se uma recolha bibliográfica sobre AVT, a sua atividade laboral ao longo dos anos, as suas funções enquanto agentes de distribuição e ainda, o seu papel na inovação de serviços turísticos. Numa segunda fase, implementou-se um estudo empírico, através de uma metodologia qualitativa. Dos treze inquéritos por entrevista válidos apurou-se que ao nível da oferta, esta é exposta ao cliente, maioritariamente, através da internet e, apesar de a RC deter um forte potencial turístico, as AVT não investem no planeamento, realização, dinamização e divulgação de atividades e/ ou eventos nesta região. Conclui-se, portanto, que as entidades turísticas publicas e privadas da RC não estão a ser coerentes no desenvolvimento turístico local, sendo necessário apostar em produtos e atividades inovadoras e promove-las convenientemente no futuro.pt_PT
dc.identifier.tid201605619pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18215
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAgências de Viagens e Turismopt_PT
dc.subjectDestinos Turísticospt_PT
dc.subjectPromoçãopt_PT
dc.subjectDinamizaçãopt_PT
dc.subjectProduto e Serviço Turísticospt_PT
dc.titleO papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Turismo de Interior - Educação para a Sustentabilidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
FLAVIA_MEIRELES.pdf
Size:
2.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: