Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centro

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
FLAVIA_MEIRELES.pdf2.7 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta dissertação tem por objetivo refletir acerca da importância que as agências de viagens e turismo (AVT) têm na promoção e dinamização de destinos turísticos, e em particular a Região Centro (RC) de Portugal. Deste modo, pretende-se, essencialmente analisar as formas de promoção e dinamização que as AVT presentes na RC efetivam para motivarem os turistas quer nacionais, quer estrangeiros a se deslocarem à RC. Ao longo deste trabalho ensaia-se uma análise às AVT da Região Centro relativamente à forma como estas encaram a atividade turística na região e ao seu trabalho enquanto dinamizadoras do destino onde se inserem. Assim, estabeleceram-se como objetivos: analisar a forma como as AVT promovem os produtos e serviços da RC; quais as expetativas futuras para o mercado das agências da RC; quais os desafios, ameaças, oportunidades e espectativas do mercado das agências de viagens; qual o potencial turístico da RC para as AVT e, ainda qual o perfil dos clientes que procuram os serviços das AVT na RC. Numa primeira fase, desenvolveu-se uma recolha bibliográfica sobre AVT, a sua atividade laboral ao longo dos anos, as suas funções enquanto agentes de distribuição e ainda, o seu papel na inovação de serviços turísticos. Numa segunda fase, implementou-se um estudo empírico, através de uma metodologia qualitativa. Dos treze inquéritos por entrevista válidos apurou-se que ao nível da oferta, esta é exposta ao cliente, maioritariamente, através da internet e, apesar de a RC deter um forte potencial turístico, as AVT não investem no planeamento, realização, dinamização e divulgação de atividades e/ ou eventos nesta região. Conclui-se, portanto, que as entidades turísticas publicas e privadas da RC não estão a ser coerentes no desenvolvimento turístico local, sendo necessário apostar em produtos e atividades inovadoras e promove-las convenientemente no futuro.

Description

Keywords

Agências de Viagens e Turismo Destinos Turísticos Promoção Dinamização Produto e Serviço Turísticos

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue