Repository logo
 
Publication

A eficácia das atividades preparatórias na produção de textos no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorPereira, Luciano
dc.contributor.authorNeto, Neuza Cardoso
dc.date.accessioned2015-10-27T15:06:17Z
dc.date.available2015-10-27T15:06:17Z
dc.date.issued2015-07
dc.date.submitted2015-10
dc.description.abstractA escrita é um dos maiores e mais importantes pilares da Educação. É através dela que se desenrola toda a panóplia de conhecimentos que as crianças vão adquirindo ao longo do seu percurso académico. Esta, ao contrário de muitas outras aprendizagens não se faz de um dia para o outro. A escrita obedece a várias regras e é importante que os professores estejam cientes da complexidade que é ensinar a escrever. O ensino da escrita tem início no primeiro ano de frequência na Escola Básica e continua ao longo de todo o percurso escolar. Os alunos devem ter conhecimento de todas as regras, para escrever com coerência e coesão, mas, também, devem ter noção de que podem usar a sua imaginação para criar vários tipos de textos, neste caso específico textos narrativos. O professor assume aqui um papel decisivo na aprendizagem da escrita e na planificação de atividades que impulsionem o trabalho da escrita nas suas várias vertentes. Este tem que ser moderador das aprendizagens para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades. Este trabalho procura compreender a importância da utilização de atividades preparatórias e de alguns estímulos na escrita de textos narrativos. O estudo em questão insere-se numa abordagem qualitativa com uma metodologia muito próxima da investigação-ação. A recolha dos dados foi feita através da observação e da análise de documentos que recolhi numa turma de 2º ano de uma escola do 1º ciclo. Para o estudo foram considerados 6 alunos. A análise que foi feita aos dados permitiu constatar que os estímulos e as catividades preparatória que foram utilizados não foram muito relevantes para a abordagem dos textos narrativos, uma vez que os alunos que participaram no estudo revelaram bastantes dificuldades em todas as atividades e só em casos pontuais conseguiram escrever textos que se aproximavam da narrativa.pt_PT
dc.description.abstractTo our knowledge, writing is one of the biggest standards in Education. Through Education children acquire a lot of guidelines along their academic path. This learning procedure, unlike others, doesn’t come out easily. Writing comes along with lots of rules and it is important for teachers to be conscious of its complexity. Learning how to write begins in the first year of the Elementary School and goes through all the education process. Students must know all the rules to write with consistency and cohesion. They must also be conscious that they can use their imagination to create different types of texts, in this particular case, narrative texts. In this process of learning how to write and how to plan their activities to develop writing assignments, the teacher has a very important role. He must assure that all the students have the same opportunities. This work aims to understand the utility of preparatory activities and the importance of stimulating interest on narrative texts writing. To achieve this propose we will use a qualitative approach, with a methodology very close to research procedures. The data collection was made through the observation and analyses of sources that were collected in a second grade class in an Elementary School. For this case study six students were considered. The analyses made to the data allowed to conclude that the stimulating and preparatory activities which were used were not relevant to the approach to narrative texts, once the students who participated in the case study revealed lots of difficulties in all the activities. Just in some cases they achieved to write texts which approached to a narrative.en
dc.identifier.tid201192756
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10060
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectEstímulospt_PT
dc.subjectTextos narrativospt_PT
dc.subject1º Ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectAtividades preparatóriaspt_PT
dc.subjectWritingen
dc.subjectStimulatingen
dc.subjectNarrative textsen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectPreparatory activitiesen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleA eficácia das atividades preparatórias na produção de textos no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Projeto de investigação Neuza Neto.pdf
Size:
565.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: