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Authors
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Abstract(s)
O objetivo principal deste estudo é constatar se um programa de
promoção do desenvolvimento fonológico vai melhorar a fonologia de uma criança,
de 4 anos, diagnosticada com Perturbação Fonológica.
A criança foi avaliada no pré e pós-teste com o Teste Fonético-Fonológico –
ALPE (TFF-ALPE, Mendes, Afonso, Lousada e Andrade, 2013), que tem como
principais objetivos avaliar a capacidade de articulação verbal, o tipo e percentagem
de ocorrência de processos fonológicos, bem como a inconsistência na produção
repetida da mesma palavra. Apresenta dados normativos para crianças com idades
compreendidas entre os 3 anos e 0 meses e os 6 anos e 12 meses. Também foram
recolhidas amostras de discurso verbal oral.
Após a aplicação do Programa de Promoção e Desenvolvimento da
Consciência Fonológica (Rios, 2013) direcionado para aspetos formais e estruturais
da linguagem, em particular para a consciência fonológica, a criança demonstrou
uma melhoria nos resultados obtidos no pós-teste, comparativamente aos obtidos no
pré-teste, constatando-se uma notória evolução ao nível do seu desenvolvimento
fonológico. Estes resultados evidenciam, deste modo, a importância da intervenção
em Consciência Fonológica em crianças com perturbação fonológica.
Description
Keywords
Linguagem Perturbação dos Sons da Fala Consciência Fonológica