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Abstract(s)
A Matemática apresenta características importantes que permitem o desenvolvimento de capacidades e competências essenciais, tais como, o raciocínio (matemático), a comunicação (matemática), a argumentação, entre outras. Contudo, ainda se continua a assistir a alguma falta de empenho e de motivação, por parte dos alunos, para a aprendizagem da mesma, o que se traduz no insucesso escolar
Assim sendo, por forma a combater insucesso escolar e o desinteresse de alguns alunos, as práticas devem mostrar-lhes que a matemática pode ser divertida, motivando-os, através da realização de jogos e da utilização de materiais manipuláveis a que podem recorrer durante o processo de ensino e de aprendizagem, para poderem atribuir sentidos às aprendizagens matemáticas realizadas.
Neste trabalho são apresentados alguns materiais manipuláveis que se utilizaram em intervenções realizadas no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, ao longo da prática pedagógica supervisionada, que decorreu durante três semestres. Nesta investigação assumimos um paradigma interpretativo e um design de investigação-ação. Os participantes foram o grupo de crianças do pré-escolar, uma turma do 1.º ano de escolaridade e a educadora/professora/investigadora. Como instrumentos de recolha de dados são contemplados a observação, as conversas informais, o diário de bordo e a recolha documental.
Os resultados iluminam que a utilização de materiais estruturados e não estruturados são uma ferramenta importante no processo de ensino e de aprendizagem da matemática, na medida em que possibilitam a atribuição de sentidos às aprendizagens matemáticas realizadas.
Description
Keywords
Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Matemática Materiais manipuláveis estruturados e não estruturados