Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada. Os contributos dos materiais manipuláveis na promoção de aprendizagens significativas na Matemática Provas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio_TFM_ISEC.pdf1.14 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Matemática apresenta características importantes que permitem o desenvolvimento de capacidades e competências essenciais, tais como, o raciocínio (matemático), a comunicação (matemática), a argumentação, entre outras. Contudo, ainda se continua a assistir a alguma falta de empenho e de motivação, por parte dos alunos, para a aprendizagem da mesma, o que se traduz no insucesso escolar Assim sendo, por forma a combater insucesso escolar e o desinteresse de alguns alunos, as práticas devem mostrar-lhes que a matemática pode ser divertida, motivando-os, através da realização de jogos e da utilização de materiais manipuláveis a que podem recorrer durante o processo de ensino e de aprendizagem, para poderem atribuir sentidos às aprendizagens matemáticas realizadas. Neste trabalho são apresentados alguns materiais manipuláveis que se utilizaram em intervenções realizadas no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, ao longo da prática pedagógica supervisionada, que decorreu durante três semestres. Nesta investigação assumimos um paradigma interpretativo e um design de investigação-ação. Os participantes foram o grupo de crianças do pré-escolar, uma turma do 1.º ano de escolaridade e a educadora/professora/investigadora. Como instrumentos de recolha de dados são contemplados a observação, as conversas informais, o diário de bordo e a recolha documental. Os resultados iluminam que a utilização de materiais estruturados e não estruturados são uma ferramenta importante no processo de ensino e de aprendizagem da matemática, na medida em que possibilitam a atribuição de sentidos às aprendizagens matemáticas realizadas.

Description

Keywords

Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Matemática Materiais manipuláveis estruturados e não estruturados

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue