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O Fear of Missing Out na relação entre o social media burnout e a intenção de permanência nas redes sociais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAndrade, Luís
dc.contributor.authorTavares, Ana Rita Guerreiro
dc.date.accessioned2020-01-22T15:35:55Z
dc.date.available2020-01-22T15:35:55Z
dc.date.issued2019-11-11
dc.description.abstractVivemos numa era em que as redes sociais fazem parte do dia a dia da sociedade, e começa-se a questionar, cada vez mais, os potenciais efeitos destas na qualidade de vida dos indivíduos. Assim, o presente estudo pretende investigar a relação entre o social media burnout e a “intenção de permanência” na rede social e aferir em que medida o fenómeno fear of missing out (FoMO) afeta esta relação. Neste sentido, recorreu-se a uma investigação de natureza quantitativa, realizada através de um questionário online como instrumento de recolha de dados. Na realização do estudo participaram 304 participantes ao responderem a um instrumento composto por três escalas: o social media burnout, a “intenção de permanência” e o fear of missing out. Os resultados revelaram que existe uma relação negativa significativa entre todas as dimensões do social media burnout e a “intenção de permanência” na rede social. Verificou-se, ainda, que a variável fear of missing out afeta a relação entre o social media burnout e a “intenção de permanência”, tendo, por isso, um efeito moderador sobre as mesmas.pt_PT
dc.description.abstractWe live in an era where social media makes part of society day by day, and increasingly the world starts questioning the potential effects of these on the individuals’ quality of life. So, this present study looks forward to investigating the relation between social media burnout and the permanency intention at the network and evaluate how the phenomenon fear of missing out (FoMO) affects this relation. This study is an quantitative investigation, performed through an online quiz as an instrument of data collection. In this study participated 304 individuals responding to a quiz with three scales: social media burnout, permanency intention and fear of missing out. Results showed that there’s a negative significative relation between social media burnout and permanency intention. In addition, it showed that fear of missing out affect the relation between social media burnout and permanency intention, which means there’s a moderator effect over this relation.pt_PT
dc.identifier.tid202379817pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31088
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSocial media burnoutpt_PT
dc.subjectFear of missing outpt_PT
dc.subjectIntenção de permanênciapt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.titleO Fear of Missing Out na relação entre o social media burnout e a intenção de permanência nas redes sociaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digitalpt_PT

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