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Plano de desenvolvimento de competências em cursos de longa duração
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, João José Maia | |
dc.contributor.author | Pessanha, João Pedro Afonso | |
dc.date.accessioned | 2022-10-28T11:45:24Z | |
dc.date.available | 2022-10-28T11:45:24Z | |
dc.date.issued | 2022-09 | |
dc.description.abstract | O ensino universitário atual prevê que, para além dos conhecimentos transmitidos, sejam também transmitidas competências. Por ser uma instituição de ensino superior militar e, como tal, conferir graus académicos, os cursos da Escola Naval têm de ser aprovados pela A3ES e estar em conformidade com os stardards europeus para o ensino superior. Para além da acreditação dos cursos, a Escola Naval tem a particularidade de formar os seus alunos de acordo com as necessidades específicas da Marinha. A fim de melhorar a qualidade da formação e, consequentemente, a atividade profissional, o Gabinete de Qualidade de Avaliação da Escola Naval identificou a necessidade de incrementar as competências transversais e específicas a todos os cursos da Escola Naval. Após a realização da revisão da literatura foi possível concluir que a melhor forma de transmitir competências é através da realização de tarefas práticas no contexto de trabalho. Desta forma, a presente dissertação de mestrado propôs-se a realizar um plano de desenvolvimento de competências em cursos de longa duração, no qual serão sugeridas tarefas práticas a realizar pelos alunos da Escola Naval. Para a realização do plano foi reunido um conjunto de tarefas práticas no âmbito da atividade profissional, com a contribuição de especialistas, coordenadores de ciclos de estudos e oficiais da Marinha. Adicionalmente, foi feita uma pesquisa de tarefas realizadas no âmbito da formação a bordo de navios de Marinhas aliadas, Marinha Mercante e Guardas Costeiras da União Europeia. Durante a fase de recolha de tarefas foram realizadas conversas acerca do tema com diversos oficiais da Marinha, docentes da Escola Naval, dois cadetes estadunidenses pertencentes à USNA (United States Naval Academy) e dois cadetes franceses pertencentes à École Navale a realizar um semestre académico na Escola Naval Portuguesa ao abrigo do programa Erasmus Militar. No início das conversas foi pedido o consentimento dos mesmos para expor a informação fornecida na presente dissertação de mestrado. Depois de reunidas as tarefas a realizar e organizadas ao longo dos ciclos de estudo, foi construído o plano de desenvolvimento de competências em cursos de longa duração | pt_PT |
dc.description.abstract | Currently college education provides that in addition to the knowledge transmitted, competences have to be also transmitted. As a military higher education institution and, as such, it confers academic degrees, the Naval School's courses must be approved by the A3ES and comply with European standards for higher education. In addition to the accreditation of the courses, Escola Naval has the particularity of training it’s students according to the specific needs of the Portuguese Navy. In order to improve the quality of training and, consequently, professional activity, the Naval School's Quality Assessment Office identified the need to increase transversal and specific skills to all the Naval School's courses. After carrying out the literature review, it was possible to conclude that the best way to transmit skills is through practical tasks in the work context. In this way, the present master's dissertation proposed to carry out a plan for the development of competences in long-term courses, in which practical tasks to be carried out by the students of the Naval School will be suggested. In order to carry out the plan, a set of practical tasks within the scope of professional activity was gathered, with the contribution of specialists, coordinators of study cycles and Navy officers. Additionally, a survey of tasks carried out in the context of training aboard ships of Allied Navies, Merchant Navy and European Union Coast Guards was carried out. During the task collection phase, conversations were held on the subject with several Navy officers, teachers from the Naval School, two American cadets belonging to the USNA (United States Naval Academy) and two French cadets belonging to the École Navale, carrying out an academic semester at the Portuguese Naval School under the Military Erasmus programme. At the beginning of the conversations, their consent was requested to expose the information provided in this master's thesis. After gathering the tasks to be carried out and organized throughout the study cycles, a plan for developing skills in long-term courses was built. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203074114 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/42088 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Tarefas | pt_PT |
dc.subject | Prática | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.title | Plano de desenvolvimento de competências em cursos de longa duração | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Naval | |
thesis.degree.name | Ciências Militares Navais, na especialidade de Marinha | pt_PT |