Publication
Do oral ao escrito
dc.contributor.advisor | Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975- | |
dc.contributor.author | Guerra, Ana Cristina Santos Pereira | |
dc.date.accessioned | 2016-02-01T14:29:56Z | |
dc.date.available | 2016-02-01T14:29:56Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | No quotidiano das nossas salas de aula promove-se o ensino e a apropriação dos códigos da leitura e escrita e enfatiza-se o treino explícito da oralidade. Corrobora para o efeito a legislação vigente e o enfoque das políticas educativas. Os estudos que apresentamos surgiram da inquietação que tem acompanhado a nossa prática pedagógica enquanto docentes em relação aos erros ortográficos dos nossos alunos. Procurámos perceber a importância da Consciência Fonológica e por que é que esta possui relevância nas fases iniciais de aprendizagem. Estudámos apenas os erros fonológicos, e tipificámos a sua ocorrência. Os erros foram recolhidos dos trabalhos de produção textual dos alunos pelos diferentes anos de escolaridade e classificámo-los de acordo com a tipologia criada para os erros fonológicos. Após a análise das ocorrências apresentadas auscultámos, através de um questionário, os docentes por forma a perceber qual a importância do erro ortográfico na sua atividade, o que sabem acerca dos erros ortográficos e quais as estratégias que utilizam para a mitigação dos mesmos. Por fim e conforme biblio-grafia existente apresentámos sugestões de atividades | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11153 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento da Linguagem | pt_PT |
dc.subject | Consciência Fonológica | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.title | Do oral ao escrito | pt_PT |
dc.title.alternative | o erro fonológico no 1º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |