Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.19 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
No quotidiano das nossas salas de aula promove-se o ensino e a apropriação dos códigos da leitura e escrita e enfatiza-se o treino explícito da oralidade. Corrobora para o efeito a legislação vigente e o enfoque das políticas educativas.
Os estudos que apresentamos surgiram da inquietação que tem acompanhado a nossa prática pedagógica enquanto docentes em relação aos erros ortográficos dos nossos alunos. Procurámos perceber a importância da Consciência Fonológica e por que é que esta possui relevância nas fases iniciais de aprendizagem. Estudámos apenas os erros fonológicos, e tipificámos a sua ocorrência. Os erros foram recolhidos dos trabalhos de produção textual dos alunos pelos diferentes anos de escolaridade e classificámo-los de acordo com a tipologia criada para os erros fonológicos.
Após a análise das ocorrências apresentadas auscultámos, através de um questionário, os docentes por forma a perceber qual a importância do erro ortográfico na sua atividade, o que sabem acerca dos erros ortográficos e quais as estratégias que utilizam para a mitigação dos mesmos. Por fim e conforme biblio-grafia existente apresentámos sugestões de atividades
Description
Keywords
Desenvolvimento da Linguagem Consciência Fonológica Ensino Básico 1º Ciclo