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Posicionamento Terapêutico do Recém-Nascido é uma das intervenções de enfermagem que mais precocemente se pode instituir, tendo benefícios no crescimento e desenvolvimento do Recém-Nascido. Este trabalho pretende desenvolver práticas promotoras do Posicionamento Terapêutico, transversais a todos os contextos da prática, bem como facilitar o desenvolvimento de competências comuns e especializadas de Enfermeiro Especialista e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem, impulsionando ainda, o desenvolvimento de um projeto de investigação, onde se pretende efetuar a avaliação do posicionamento do Recém-Nascido, através da Adaptação Cultural e Validação Estatística do instrumento Infant Position Assessment Tool.
Este relatório de estágio tem como objetivo a exposição das aprendizagens obtidas no percurso formativo experiencial e o consequente desenvolvimento e aquisição de competências de Enfermeiro Especialista e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. A metodologia de trabalho utilizada foi a descritiva, reflexiva e crítica, sustentada na reflexão sobre as práticas e o seu confronto com a evidência científica de enfermagem e de outras disciplinas afins, desenrolada nos diferentes contextos e promotora do desenvolvimento pessoal e profissional. Neste processo formativo, para sustentar teoricamente esta problemática e orientar o estudo, elegi a Teoria das Transições de Afaf Meleis e o Modelo dos Sistemas de Betty Neuman, ancorados nos pilares da Enfermagem Pediátrica, nomeadamente Cuidados Centrados na Família e Não Traumáticos, e alicerçado num corpo científico relacionado com os Cuidados para o Desenvolvimento.
As atividades desenvolvidas deram resposta aos objetivos gerais nomeadamente desenvolver competências comuns de Enfermeiro Especialista e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem, e desenvolver cuidados promotores do posicionamento terapêutico da criança e especificamente do Recém-Nascido. Estas mesmas atividades proporcionaram ainda a aquisição de conhecimento aprofundado na área da enfermagem de saúde infantil e pediatria, bem como habilidades para uma prestação de cuidados de nível avançado, numa lógica de cuidado humano e holístico, permitindo, em última análise, o desenvolvimento de saberes e competências científicas, técnicas e humanas especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediatria.
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Keywords
Enfermagem pediátrica Cuidados de enfermagem Desenvolvimento Recém-nascido Neonatologia Estudos de validação