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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório resulta de um processo de aprendizagens pessoais, profissionais e
académicas, desenvolvido ao longo do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de
Especialização de Saúde Infantil e Pediatria, com vista ao desenvolvimento das competências específicas desta área. Pretende tornar-se num instrumento dinâmico que compreenda a dimensão do exercício profissional do EEESCJ e os principais quadros de referência da profissão e da Enfermagem Pediátrica, e que espelhe o percurso formativo desenvolvido ao longo do Ensino Clínico, fundado na melhor evidência sobre a temática dos Cuidados Centrados na Família em contexto de Cuidados Intensivos Pediátricos. Este documento obedeceu a uma metodologia descritiva, reflexiva e crítica sobre as práticas.
O desígnio da Enfermagem Pediátrica satisfaz-se na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde às crianças, aos jovens e às suas famílias, incorporando o estabelecimento de uma relação terapêutica, advogando a defesa intransigente do sistema-cliente e potenciando a maximização da saúde com ênfase na satisfação das suas necessidades nas diferentes etapas de crescimento e desenvolvimento. Tal consegue-se através do suporte dirigido aos focos de instabilidade multivariada, em colaboração multidisciplinar, assente na tomada de decisão ética e na prática baseada na evidência.
Fundada na reflexão sobre a prática pessoal e corporativa no meu contexto profissional emergiu a necessidade de delinear um projeto relevante para a melhoria dos cuidados prestados numa ótica de CCF, operacionalizado na elaboração de uma proposta de programa promotor desta filosofia, que reconhece o papel central, constante e insubstituível da família na vida da criança. Porque o seu envolvimento é, ainda, uma componente subvalorizada em contexto de cuidados críticos, este deve ser integrado numa prática de excelência já que traz um outcome positivo para o contexto em geral e para os intervenientes em particular.
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Keywords
Enfermagem pediátrica Cuidados centrados na familia Cuidados intensivos pediátricos Crescimento e desenvolvimento
