Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Olhar o Jardim: A importância da observação no Ensino das Ciências no 1º CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana Melo.pdf1.06 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

É indiscutível a importância do ensino de ciências e das atividades práticas nos dias de hoje. Desde os primeiros anos de escolaridade, o contexto educacional deve incentivar nos alunos o desenvolvimento de uma atitude científica e o interesse pela ciência, capacitando-os para resolver, no futuro, problemas do dia a dia. O presente estudo foi elaborado a partir do trabalho desenvolvido durante a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, o qual permitiu colocar em prática uma investigação-ação sobre a importância da observação na aprendizagem das ciências no 1.º CEB. O estudo destaca a observação como um método eficaz para estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico dos alunos. Descreve como a observação sistemática de elementos naturais em espaços como hortas e jardins escolares pode fortalecer as capacidades de análise e investigação dos alunos, facilitando o estabelecimento de relações entre os conteúdos abordados e o real. O estudo foi conduzido numa turma de 2º ano do 1º CEB, tendo sido implementadas atividades práticas de forma a incentivar a observação e promover a contextualização de conteúdos. Optou-se por um paradigma interpretativo, utilizando-se uma abordagem de investigação-ação, contando-se com os alunos da turma, a estagiária/investigadora e a professora titular como participantes. Os resultados mostraram que, após as atividades práticas, houve um aumento na capacidade dos alunos de identificar e descrever aspetos dos elementos naturais observados e relacioná-los mais facilmente com conteúdos abordados em sala de aula. O estudo conclui que as atividades práticas e a observação são ferramentas essenciais no ensino das ciências, promovendo a aprendizagem e promovendo a compreensão do ambiente natural.
The importance of science education and practical activities today is undeniable. From the earliest years of schooling, the educational context must encourage students to develop a scientific attitude and interest in science, enabling them to solve everyday problems in the future. This study was carried out during the internship within the Master's program in Qualification for Teaching in Early Childhood Education and Primary Education. An action-research investigation was implemented on the importance of observation in teaching and learning sciences in Primary Education students. The study highlights observation as an effective method for stimulating students scientific curiosity and critical thinking. It describes how the systematic observation of natural elements in spacessuch as vegetable gardens and school gardens can strengthen students ability to analyse and investigate, facilitating the establishment of relationships between the content covered and the real world. The study was conducted in a second-grade class in Primary Education, where practical activities were implemented to encourage observation and develop scientific reasoning. The methodology followed an interpretive paradigm, using an action research approach. Participants were the class pupils, the trainee/investigator and the classroom teacher. The results showed that, after the practical activities, there was an increase in the students ability to identify and describe aspects of the natural elements observed and to establish a relation with the content covered in the classroom. The study concludes that practical activities and observation are essential tools in science teaching, promoting learning and preparing students for a more critical understanding of the natural and social environment.

Description

Keywords

Ciências; observação; Investigação-Ação; atividades práticas Sciences; observation; Action-Research; practical activities

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue