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Motivações e barreiras na compra de roupa em segunda mão: comparação geracional

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Este estudo explora os comportamentos de compra e não compra de roupa em segunda mão, com o objetivo de identificar motivações, barreiras e potenciais diferenças geracionais. Dada a crescente relevância e expansão prevista da moda em segunda mão, esta investigação contribui para abordar os desafios de sustentabilidade impostos pela indústria da moda. Além disso, considera o impacto da era pós-COVID-19 e os fatores geracionais, destacando lacunas na literatura existente e a necessidade de estudos abrangentes em várias áreas geográficas. O estudo segue uma abordagem mista. Com o objetivo de capturar dados sobre o fenómeno ainda emergente, na nossa sociedade, de compra de roupa em segunda mão bem como incorporar eventuais especificidades de contexto, procedemos ao estudo seguindo uma abordagem mista, em duas fases. Primeiro, realizámos um estudo qualitativo, de natureza exploratória, com recolha de dados através dois focus groups, com 20 participantes. Esta fase preliminar trouxe novas variáveis para a construção do questionário para recolha de dados, na fase seguinte. O estudo quantitativo teve um total de 606 respostas válidas (300 compradores e 306 não compradores) e permitiu concluir pela existência de diferenças significativas entre as gerações, nas motivações e barreiras à compra de roupa em segunda mão. As duas amostras contribuem para um entendimento sólido das barreiras à compra de roupa em segunda mão. Este estudo proporciona uma boa compreensão dos consumidores de vestuário em segunda mão e fornece pistas para que as empresas concebam estratégias de marketing apropriadas para atrair consumidores e não consumidores de diferentes gerações.

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Keywords

Roupa em segunda mão Análise de segmentos (X Y e Z) Investigação mista Comportamento do consumidor Motivações e barreiras Consumo sustentável

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