Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
368.39 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de
enfermagem de saúde familiar. Mais especificamente, pretende-se dar resposta
às seguintes questões: 1) Quais as metodologias pedagógicas utilizadas no Ensino
de Enfermagem de saúde familiar? 2) Em que nível de ensino são utilizadas
referidas metodologias pedagógicas? 3) Em que contexto são utilizadas referidas
metodologias pedagógicas?
Metodologia: Scoping Review orientada pela metodologia proposta pelo Joanna
Briggs Institute para a realização de Scoping Reviews. Na pesquisa e identificação
dos estudos, serão usadas as bases de dados eletrónicas MEDLINE (via Pubmed),
CINAHL Complete (via EBSCOhost), Cochrane Central Register of Controlled Trials,
Cochrane Database of Systematic Reviews, Scielo, Scopus. Adicionalmente, a
pesquisa de estudos não publicados incluirá o Repositório Científico de Acesso
Aberto de Portugal (RCAAP) e o OpenGrey. A estratégia de pesquisa abrangerá
todos os artigos publicados em português, espanhol, francês e inglês, sem limite
temporal.
Resultados: Os dados serão apresentados em formato narrativo, com recurso a
tabelas, alinhadas com o objetivo, foco e questão de revisão. O mapeamento da
evidência disponível sobre metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar contribuirá para a disseminação da evidência disponível sobre o tema e
permitirá identificar lacunas na literatura.
Conclusão: Espera-se que a presente scoping review contribua para a análise
crítica das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar, dado o
potencial impacto destas no desenvolvimento de competências dos estudantes
de enfermagem.
Description
Keywords
Enfermagem Estudantes de enfermagem
Citation
Revista Enfermería Actual en Costa Rica, Edición Semestral Nº. 43
Publisher
Universidad de Costa Rica