Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Metodologias Pedagógicas em Enfermagem de Saúde Familiar: Protocolo de Scoping Review

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Mais especificamente, pretende-se dar resposta às seguintes questões: 1) Quais as metodologias pedagógicas utilizadas no Ensino de Enfermagem de saúde familiar? 2) Em que nível de ensino são utilizadas referidas metodologias pedagógicas? 3) Em que contexto são utilizadas referidas metodologias pedagógicas? Metodologia: Scoping Review orientada pela metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute para a realização de Scoping Reviews. Na pesquisa e identificação dos estudos, serão usadas as bases de dados eletrónicas MEDLINE (via Pubmed), CINAHL Complete (via EBSCOhost), Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Scielo, Scopus. Adicionalmente, a pesquisa de estudos não publicados incluirá o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e o OpenGrey. A estratégia de pesquisa abrangerá todos os artigos publicados em português, espanhol, francês e inglês, sem limite temporal. Resultados: Os dados serão apresentados em formato narrativo, com recurso a tabelas, alinhadas com o objetivo, foco e questão de revisão. O mapeamento da evidência disponível sobre metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar contribuirá para a disseminação da evidência disponível sobre o tema e permitirá identificar lacunas na literatura. Conclusão: Espera-se que a presente scoping review contribua para a análise crítica das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar, dado o potencial impacto destas no desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem.

Description

Keywords

Enfermagem Estudantes de enfermagem

Citation

Revista Enfermería Actual en Costa Rica, Edición Semestral Nº. 43

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidad de Costa Rica

Altmetrics