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Abstract(s)
A presente investigação analisa a influência da Personalidade da Marca no Brand
Love dos consumidores da Geração Z, tendo como caso de estudo a marca Jacquemus. O
estudo contribui para a literatura existente, abordando o brand love no contexto do novo
luxo, cuja dinâmica relacional com consumidores jovens difere, significativamente, do
luxo tradicional (Jung et al., 2024).
Adotou-se uma abordagem quantitativa, integrada num estudo de caso qualitativo.
Aplicou-se um questionário online à Geração Z sobre a marca Jacquemus, com base em
escalas validadas para os diferentes construtos em estudo (Ramaseshan & Stein, 2014;
Ismail & Spinelli, 2012; Bobâlcă et al., 2012; Maxham III & Netemeyer, 2002; Carroll &
Ahuvia, 2006; Elbedweihy et al., 2016; Ioana-Daniela et al., 2018). Os dados obtidos
foram tratados no software SPSS Statistics, recorrendo-se, adicionalmente, ao Macro
Process de Hayes para uma análise mais robusta e aprofundada.
Os resultados evidenciam uma relação significativa entre a Personalidade da
Marca e o Brand Love, bem como os seus principais outcomes comportamentais.
Lealdade à marca, Word-of-Mouth, Disposição para pagar premium e Autoexpressão.
Estes resultados reforçam o papel central dos vínculos emocionais nas decisões de
consumo da Geração Z.
A principal limitação da investigação prende-se com a amostra, que acabou por se
restringir à Geração Z, dada a fraca adesão da Geração Millennial. Recomenda-se futura
investigação junto das gerações antecessoras, mais familiarizadas com o luxo tradicional,
para efeitos comparativos.
A investigação destaca-se pela inclusão da autoexpressão como outcome
relevante, num campo ainda emergente na literatura do marketing (Carroll & Ahuvia,
2006; Batra et al., 2012; Bagozzi et al. 2017; Bairrada et al., 2019).
Description
Keywords
Personalidade da marca Brand love Geração Z Jacquemus Marketing relacional Outcomes comportamentais
