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Advisor(s)
Abstract(s)
No Brasil, as discussões sobre o desenvolvimento das Competências Socioemocionais, assumiram um lugar
de relevância, estando mesmo transversalmente preconizadas na Base Nacional Comum Curricular. Para
desenvolver estas competências, deve-se partir de um olhar para os alunos como um “ser em relação”, e
para os professores como igualmente sujeitos no processo de aprendizagem - sujeitos aprendentes. Dessa
forma, tratar da educação emocional na escola, coloca “professor-e-aluno” como um sujeito indissociável,
que necessita desenvolver estas competências para o enfrentamento dos desafios cotidianos, conhecendo
a si mesmos, reconhecendo o outro, melhorando as relações interpessoais no meio escolar e, por
conseguinte, desenvolvendo o “sentimento de pertença” que tanto se almeja nos processos de inclusão.
Este projeto de Doutoramento em Educação prende-se com a problemática de alunos que, não tendo uma
condição de deficiência ou dificuldades específicas de aprendizagem, apresentam baixo aproveitamento
escolar e encontram-se em risco de marginalização, insucesso ou exclusão. Parte do princípio de que o
desenvolvimento das Competências Socioemocionais destes alunos – e de seus professores – pode
contribuir decisivamente para a melhoria do processo de escolarização. Assim, o objetivo deste trabalho é
conceber um programa de desenvolvimento destas competências em alunos-e-professores, no contexto da
disciplina de Arte do 6º ano, no sistema público brasileiro. Com uma metodologia de investigação-ação,
será desenvolvido um plano de intervenção para os alunos do 6º ano, por meio do ensino de arte, e uma
formação continuada para professores coordenadores. Para a avaliação qualitativa final do projeto de
intervenção será feito um focus group com cada conjunto de sujeitos. Espera-se que esta investigação
contribua para o desenvolvimento de massa crítica sobre as Competências Socioemocionais em educação,
por um lado, enquanto fator promotor do processo de inclusão e escolarização de alunos em risco e, por
outro lado, para a abordagem do “desenvolvimento destas competências” no currículo de Arte.
Description
Keywords
Competências socioemocionais Educação inclusiva Educação pela arte Formação de professores
Citation
Siqueira, A. C. S., & Lima Rodrigues, L. M. (2021). Educação pela arte: Educação emocional para a inclusão de todos no processo escolar. In A. M. Boavida, A. M. Pessoa, A. Vasconcelos, C. C. Figueiredo, F. Santos, M. J. Freire, M. L. Saraiva, M. Figueiredo, O. César, P. Felício, & S. Figueira (Orgs.), Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 146-156). Instituto Politécnico de Setúbal.
Publisher
Instituto Politécnico de Setúbal