Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Competência motora e aptidão aeróbia dos alunos do 3ºciclo:

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Hugo Feliciano.pdf1.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento, tem como finalidade transcrever o período da Prática de Ensino Supervisionada enquanto professor estagiário e aluno do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado no letivo 2021/2022. O estágio ocorreu na Escola Básica Miradouro de Alfazina, pertencente ao Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina em Almada, tendo acompanhado três turmas, 5º ano e 8º ano no desenvolvimento das aulas, e no 9º ano na direção de turma. A elaboração deste relatório está organizada em quatro Dimensões, de acordo com o estabelecido no Perfil de Desempenho de Docentes – Decreto de Lei nº 240/2001 de 30 de Agosto, baseando-se no Perfil de Competências Gerais do Professor: Dimensão I – Profissional, Social e Ética: Apresenta o contexto socioeducativo do estágio; Dimensão II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem: apresenta as fases do processo ensino aprendizagem; Dimensão III – Participação na escola e relação com a comunidade: apresenta a participação nas atividades e projetos; Dimensão IV – Desenvolvimento Profissional ao longo da vida. Nesta última, foi desenvolvido um estudo científico que teve como objetivo comparar a competência motora e aptidão aeróbia de alunos do 3º ciclo do ensino público com o ensino privado, concluindo que não há diferenças significativas entre os tipos de ensino e a aptidão aeróbia e competência motora dos alunos. Logo, o estágio supervisionado durante a formação acadêmica do professor é essencial para desenvolver bases sólidas, a acumulação de conhecimentos e experiências contribui para um método de ensino mais rigoroso. O estágio não apenas oferece aprendizado, mas também revela novos caminhos e enriquece a experiência. O compromisso contínuo com a aprendizagem visa melhorar constantemente a disciplina de Educação Física na comunidade escolar. Sendo que o término do mestrado marca o início de um processo de aprendizagem contínua.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Educação física Professor Estágio Ensino

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License