Repository logo
 
Publication

Competência motora e aptidão aeróbia dos alunos do 3ºciclo:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorWillig, Renata
dc.contributor.authorFeliciano, Hugo
dc.date.accessioned2024-12-07T12:23:45Z
dc.date.available2024-12-07T12:23:45Z
dc.date.issued2024-06-03
dc.description.abstractO presente documento, tem como finalidade transcrever o período da Prática de Ensino Supervisionada enquanto professor estagiário e aluno do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado no letivo 2021/2022. O estágio ocorreu na Escola Básica Miradouro de Alfazina, pertencente ao Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina em Almada, tendo acompanhado três turmas, 5º ano e 8º ano no desenvolvimento das aulas, e no 9º ano na direção de turma. A elaboração deste relatório está organizada em quatro Dimensões, de acordo com o estabelecido no Perfil de Desempenho de Docentes – Decreto de Lei nº 240/2001 de 30 de Agosto, baseando-se no Perfil de Competências Gerais do Professor: Dimensão I – Profissional, Social e Ética: Apresenta o contexto socioeducativo do estágio; Dimensão II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem: apresenta as fases do processo ensino aprendizagem; Dimensão III – Participação na escola e relação com a comunidade: apresenta a participação nas atividades e projetos; Dimensão IV – Desenvolvimento Profissional ao longo da vida. Nesta última, foi desenvolvido um estudo científico que teve como objetivo comparar a competência motora e aptidão aeróbia de alunos do 3º ciclo do ensino público com o ensino privado, concluindo que não há diferenças significativas entre os tipos de ensino e a aptidão aeróbia e competência motora dos alunos. Logo, o estágio supervisionado durante a formação acadêmica do professor é essencial para desenvolver bases sólidas, a acumulação de conhecimentos e experiências contribui para um método de ensino mais rigoroso. O estágio não apenas oferece aprendizado, mas também revela novos caminhos e enriquece a experiência. O compromisso contínuo com a aprendizagem visa melhorar constantemente a disciplina de Educação Física na comunidade escolar. Sendo que o término do mestrado marca o início de um processo de aprendizagem contínua.pt_PT
dc.identifier.tid203720423pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53036
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectEstágiopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.titleCompetência motora e aptidão aeróbia dos alunos do 3ºciclo:pt_PT
dc.title.alternativeanálise comparativa entre o ensino público e privadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Hugo Feliciano.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: