Publication
O envolvimento da família de alunos com necessidades educativas especiais na escola:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Castro, Helena | |
dc.contributor.author | Gomes, Maria José | |
dc.date.accessioned | 2019-07-26T15:03:22Z | |
dc.date.available | 2019-07-26T15:03:22Z | |
dc.date.issued | 2016-10-17 | |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como finalidade compreender de que forma um aluno com necessidades educativas especiais e a sua família, também ela com necessidades especiais, beneficiam ou não do envolvimento desta na escola. Para sustentar o nosso estudo, baseámo-nos em teses de vários autores, de entre os quais salientamos: Correia (1991, 1993, 1997, 1999, 2007, 2008 e 2013) e Fonseca (1984, 1989, 2000, 2008 e 2014). A metodologia utilizada insere-se no quadro da investigação qualitativa interpretativa, sendo que a observação, a entrevista e a análise documental foram as técnicas de recolha de dados selecionadas. Dado que a interação com os vários intervenientes da comunidade escolar era imperativa, adotou-se o Trabalho de Projeto neste estudo de caso. Foram realizadas diversas atividades envolvendo a comunidade educativa com especial destaque para a mãe de um aluno com necessidades educativas especiais, a quem foram atribuídas tarefas especiais. Após a discussão dos resultados, verificámos que não se pode rejeitar a ideia da relação entre o envolvimento familiar nas escolas e o bom desenvolvimento e desempenho dos alunos, comprovada já por diversos estudos. No entanto, quando se trata de alunos com necessidades educativas especiais, é imperativo que sejam tomadas em conta também as necessidades da própria família para que o processo de Inclusão com o envolvimento efetivo ocorra eficazmente. Tendo em vista o sucesso da Educação e, consequentemente, da sociedade é evidente que terá que haver uma postura de partilha e de colaboração entre todos os agentes da Comunidade Educativa, aliás como está preconizado na legislação em vigor. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201555506 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29380 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento da família | pt_PT |
dc.subject | Necessidades das famílias | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Educação parental | pt_PT |
dc.title | O envolvimento da família de alunos com necessidades educativas especiais na escola: | pt_PT |
dc.title.alternative | um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |