Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-17"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Turismo religioso: perfil do visitante da vila de NamaachaPublication . Neves, Joana Ernesto; Ambrósio, Vitor Manuel CadeteTurismo é um ramo de actividade bastante diversificado. Contudo, apesar da diversidade da tipologia do turismo, alguns têm aspectos comuns e acabam se confundido ou não se conhecendo os seus limites. Por isso, há muita discussão sobre a relação existente entre o Turismo Religioso e o Cultural, sendo que é difícil distinguir a principal motivação do turista que visita esses lugares, se é pela religião ou para conhecer os hábitos e costumes dos povos. A Vila da Namaacha é um destino que anualmente acolhe as peregrinações marianas. Neste contexto, o estudo pretendia saber qual é o perfil do visitante deste destino, se as pessoas deslocam-se à Vila simplesmente movidos por questões religiosas ou se existem outras motivações. Foi privilegiado o inquérito por questionário para recolher os dados junto aos visitantes deste destino. A peregrinação acontece em Maio de cada ano, por essa razão foi escolhido o período de Maio a Julho para recolha de dados. Foi igualmente usada a entrevista não estruturada para as estâncias turísticas com objectivo de colher a sua sensibilidade em relação ao Turismo Religioso neste destino. Os resultados deixaram evidente que a Vila da Namaacha é basicamente um destino religioso. Pois, fora da peregrinação, poucos visitantes chegam a Vila, e estes são maioritariamente adultos dos 14 aos 65 anos de idade.
- As redes sociais na estratégia de comunicação das empresas turisticas do Tofo e da Barra (Inhambane - Moçambique)Publication . Sumale, Gouveia Dramane; Reis, João António dosA presente dissertação tem como objetivo principal compreender o contributo das redes sociais na estratégia comercial das empresas turísticas das praias do Tofo e da Barra, no Município de Inhambane (Moçambique), no contexto de um novo paradigma comunicacional constituído pelas redes sociais, integrada na evolução tecnológica baseada na Internet, neste caso pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Este estudo abarcou, numa primeira fase, a pesquisa bibliográfica e virtual para compreender toda a evolução tecnológica no campo das comunicações, os conceitos relativos ao marketing digital e os resultados que a comunicação via Internet tem revolucionado o universo. Para compreender como é que as empresas turísticas do Tofo e da Barra estão a explorar as novas formas de comunicação através da Internet, sobretudo as redes sociais para divulgação e venda dos seus serviços, foi realizado um estudo de campo que consistiu num inquérito aos estabelecimentos de hospedagem e de restauração, bem como às agências de viagem e às entidades governamentais, de modo a aferir o seu grau de engajamento nos processos comunicacionais e de marketing digital. Os resultados alcançados demonstram que a utilização das redes sociais pelas empresas do Tofo e da Barra ainda é limitada, se compararmos com o nível de proveito que se pode colher pela utilização eficiente das TIC modernas, não obstante, algumas destas serem utilizadas por aquelas empresas no território em análise, nomeadamente, os telemóveis e o e-mail, este último com mais incidência. Em termos de resultados, no que diz respeito às entidades governamentais, pode-se afirmar que a DPCTURI e o BAÚ alinham-se aos resultados encontrados ao nível das empresas do Tofo e da Barra, ou seja, aprecia-se uma utilização limitada das redes sociais, utilizando-se outras tecnologias de comunicação como os telemóveis, os telefones fixos e o e-mail para troca de informações diversas sobre processos internos de gestão. Porém, o CMCI apresenta um cenário adverso no que diz respeito à utilização de TIC para o turismo. A vereação de turismo no CMCI apenas utiliza as TIC como telefones e computadores para tramitar processos burocráticos internos para os utentes, e no que diz respeito à divulgação tanto do potencial, assim como do produto turístico, nada se faz. Desta forma, as empresas do Tofo e da Barra, desde as mais pequenas até às maiores desperdiçam a oportunidade soberana de alcance mundial através das TIC disponíveis e, desta forma, perdem a sua competitividade em relação às empresas que estejam conectadas on-line.
- O e-marketing como estratégia de comunicação dos empreendimentos turísticos da Praia do BilenePublication . Muchanga, Aurélio Ernesto; Gustavo, Nuno SilvaA pesquisa aborda a temática de Marketing com enfoque para as plataformas de internet emergidas graças ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tendo como caso de estudo a Praia de Bilene- (e-marketing como estratégia de comunicação dos empreendimentos turísticos da Praia do Bilene). Metodologicamente, a pesquisa recorreu a revisão da literatura, pesquisa online e aplicação de inquérito por questionário a 312 turistas dos 5 estabelecimentos que constituem a amostra do trabalho (complexos turísticos- Aquárius, Humula, Palmeira, Ferroviário e Massala beach). O tratamento dos dados foi com base no pacote estatístico SPSS 17.0 concretamente pela ferramenta analyse- descriptive statistcs- frequencies e crosstabs. Os dados obtidos revelam que 54.5% dos turistas que frequentam a Praia do Bilene conheceram os estabelecimento por meio da Internet, sendo as redes sociais, os websites dos estabelecimentos, as comunidades web principais ferramentas usadas para tal, sendo que o email (23.4%) é a ferramenta de e-marketing usada para a reserva dos estabelecimentos. As redes sociais (70%) e as comunidades web (38.8%) são as ferramentas que se destacam no uso por parte dos clientes para fazerem comentário ou partilhar algo, atividade que é feita por cerca de 70% dos turistas inqueridos. A interação entre os estabelecimentos e os clientes é a atividade pouco explorada, com menos de metade de turistas a não interagir com os empreendimentos.
- Avaliação das Estratégias de Gestão de Risco no Turismo Ativo: Caso do Mergulho na praia do Tofo-Inhambane em MoçambiquePublication . Rodrigues, Maria Albertina Pinto; Completo, Fernando; Gustavo, Nuno Silvasegurança tem sido uma das componentes centrais na escolha de um destino turístico, depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001. No turismo ativo, a segurança revela-se de crucial tomando em consideração a elevada exposição a riscos que esta atividade está sujeita. O mergulho na Praia do Tofo tem sido um dos produtos turísticos muito procurados e atraentes para mergulhadores internacionais. E igualmente considerado estratégico a nível de Moçambique. O trabalho objetiva entender como são desenvolvidas as estratégias de gestão de risco no mergulho praticado na Praia do Tofo. O estudo conjuga as abordagens qualitativas e quantitativas, com recurso a metodologia baseada em inquéritos por entrevista e por questionário, dirigidos aos gestores públicos, gestores e instrutores das escolas de mergulho e turistas. Os principais resultados do estudo confirmam que as estratégias de gestão de risco são aplicadas pelas escolas com pouca intervenção do sector público, pois o mesmo não tem estruturas de suporte de segurança para a atividade. O estudo também mostrou que os turistas tem a noção da existência do risco no mergulho.
- Os megaeventos desportivos como estratégia de desenvolvimento e posicionamento de um destino turístico - O caso dos X Jogos Africanos - Maputo 2011Publication . Pascoal, Joaquina Lisete Nunes; Gustavo, Nuno Silva; Completo, Fernando Manuel CerqueiraAs mudanças que se verificam no mercado turístico internacional exigem a definição de estratégias capazes de dar respostas as questões de reestruturação socioeconómica, ambiental e cultural em zonas urbanas. Moçambique que procura desenvolver o turismo com o objetivo de atrair investimento, promover o crescimento económico e o bem-estar social dos seus cidadãos, procura colocar o país na rota dos grandes eventos desportivos a nível da região austral de África, do continente e do mundo em geral. As vantagens são a melhoria e expansão de infraestruturas turísticas, desportivas e socioeconómicas das populações. Para o efeito, considerou-se a determinação de Moçambique em aceita sediar os X Jogos Africanos Maputo 2011 após a desistência da Zâmbia. A Cidade de Maputo foi o destino escolhido para sediar o referido megaevento desportivo africano dada a sua forte componente logística; tem em quantidade e qualidade as melhores infraestruturas e os melhores recursos humanos do país. Neste estudo o grande objetivo é perceber como é que o turismo de eventos desportivos contribui para o desenvolvimento e posicionamento da Cidade de Maputo enquanto destino turístico. O problema refere-se a imagem que o governo moçambicano pretende transmitir da Cidade de Maputo, promovendo um dos maiores eventos desportivos a nível do continente africano - os X Jogos Africanos. O estudo foi feito por meio de revisão bibliográfica e de recolha de dados a partir dos quais se faz uma análise numa abordagem qualitativa. Para a recolha de dados foram aplicadas as técnicas de observação direta não participante e de entrevistas padronizadas típicas para pesquisas desta natureza (estudo de caso). Como principal resultado tanto os eventos como os megaeventos desportivos que já ocorreram na Cidade de Maputo são estratégicos, pois desenvolveram e posicionaram a Cidade de Maputo como destino turístico. As principais estratégias notabilizam-se a nível social, político, dos recursos turísticos, do investimento desportivo, do entretenimento e lazer.
- Relação entre senso de coerência e polimedicaçãoPublication . Martins, Diana Mafalda Miranda, 1991-; Cruz, Rui Santos, 1964-; Pocinho, Margarida Tenente Santos, 1967-Introdução: O envelhecimento populacional acarreta problemas como o aumento da prevalência da multimorbilidade e da polimedicação. Um dos problemas encontrados nos indivíduos polimedicados é a presença de sintomas depressivos e de ansiedade. O conceito “Senso de Coerência” constituí uma proposta inovadora na resolução de problemas e na gestão do stress, e, consequentemente, uma ferramenta essencial à preservação da saúde destes indivíduos. Objetivo: Verificar em que medida o Senso de Coerência e a Polimedicação se relacionam entre si. Metodologia: Realizou-se um estudo observacional, descritivo-correlacional que envolveu utentes de 11 farmácias comunitárias, do concelho de Coimbra. A recolha de dados foi obtida através de um instrumento que incluiu o questionário Senso de Coerência - SOC-13, e decorreu entre 08-2015 e 02-2016. Os critérios de inclusão de utentes para a amostra incluíam a toma de 3 ou mais medicamentos diferentes, a autogestão da própria medicação, saber ler e escrever e ter mais de 18 anos. A análise estatística foi realizada através dos testes de correlação Rho de Spearman e U de Mann-Whitney. Resultados: Dos 385 utentes, 238 são mulheres e 147 são homens, com uma média de idades de 65.18 anos (dp=±14.298), 91.7% apresentam multimorbilidades, 60.8% são polimedicados e 60.5% consome no mínimo um psicofármaco. A média de consumo diário é de 5.97 medicamentos (dp=±2.919). Verificou-se uma correlação negativa fraca entre o SOC e o número de medicamentos consumidos (r=-0.340; p<0.01) e uma correlação negativa muito fraca entre a idade e o SOC (r=-0.163; p<0.01). Verificou-se diferenças estatisticamente significativas entre o SOC e o sexo, o consumo de psicofármacos e a presença de multimorbilidades (p<0.05). A confiabilidade, avaliada pelo alfa de Cronbach, obteve valor de 0.820. Conclusão: Um score mais baixo de senso de coerência individual parece determinar um maior consumo de medicamentos.
- Frenchay dysarthria assessment (FDA-2) in Parkinson’s disease: cross-cultural adaptation and psychometric properties of the european portuguese versionPublication . Cardoso, Rita; Guimarães, Isabel; Santos, Helena; Loureiro, Rita; Domingos, Josefa; Abreu, Daisy; Gonçalves, Nilza; Pinto, Serge; Ferreira, JoaquimHypokinetic dysarthria is a common symptom in those with Parkinson’s disease (PD); there is currently no standardized or validated tool for assessing speech in this population. To translate into European Portuguese (EP) the FDA-2 and perform a cultural adaptation followed by an evaluation of its psychometric properties in PD in a sample of people with PD in different stages of disease progression. Translation, back-translation, experts’ analysis, pretest and final version test were performed. The EP version of the FDA-2 was administered to 80 people with PD (PwP) with dysarthria, feasibility and acceptability, reliability (internal consistency and inter-rater reliability) and validity (face and convergent) were measured. Overall, the EP-FDA-2 proved to be similar to the original demonstrating the same conceptual meanings, semantics, idiomatic and score equivalences. It has good feasibility (missing data\5 %), acceptability (ceiling and floor effects \15 %), a high reliability of the total score (0.94), an excellent inter-rater agreement for the total score (0.96) and moderate to large construct validity for 81 % of its items. It is well correlated with the gold standard for disease severity assessment in PD, the MDS-UPDRS. The EPFDA- 2 has shown the salient features of a valid tool that can be used by speech and language therapists in the assessment of dysarthria in PD in clinical practice as in the research field.
- O envolvimento da família de alunos com necessidades educativas especiais na escola:Publication . Gomes, Maria José; Castro, HelenaO presente estudo teve como finalidade compreender de que forma um aluno com necessidades educativas especiais e a sua família, também ela com necessidades especiais, beneficiam ou não do envolvimento desta na escola. Para sustentar o nosso estudo, baseámo-nos em teses de vários autores, de entre os quais salientamos: Correia (1991, 1993, 1997, 1999, 2007, 2008 e 2013) e Fonseca (1984, 1989, 2000, 2008 e 2014). A metodologia utilizada insere-se no quadro da investigação qualitativa interpretativa, sendo que a observação, a entrevista e a análise documental foram as técnicas de recolha de dados selecionadas. Dado que a interação com os vários intervenientes da comunidade escolar era imperativa, adotou-se o Trabalho de Projeto neste estudo de caso. Foram realizadas diversas atividades envolvendo a comunidade educativa com especial destaque para a mãe de um aluno com necessidades educativas especiais, a quem foram atribuídas tarefas especiais. Após a discussão dos resultados, verificámos que não se pode rejeitar a ideia da relação entre o envolvimento familiar nas escolas e o bom desenvolvimento e desempenho dos alunos, comprovada já por diversos estudos. No entanto, quando se trata de alunos com necessidades educativas especiais, é imperativo que sejam tomadas em conta também as necessidades da própria família para que o processo de Inclusão com o envolvimento efetivo ocorra eficazmente. Tendo em vista o sucesso da Educação e, consequentemente, da sociedade é evidente que terá que haver uma postura de partilha e de colaboração entre todos os agentes da Comunidade Educativa, aliás como está preconizado na legislação em vigor.
- LHC Forward PhysicsPublication . LHC Forward Physics Working Group collaboration (184 authors); Gallinaro, M.; Hollar, J.; Varela, J.The goal of this report is to give a comprehensive overview of the rich field of forward physics, with a special attention to the topics that can be studied at the LHC. The report starts presenting a selection of the Monte Carlo simulation tools currently available, chapter 2, then enters the rich phenomenology of QCD at low, chapter 3, and high, chapter 4, momentum transfer, while the unique scattering conditions of central exclusive production are analyzed in chapter 5. The last two experimental topics, Cosmic Ray and Heavy Ion physics are presented in the chapter 6 and 7 respectively. Chapter 8 is dedicated to the BFKL dynamics, multiparton interactions, and saturation. The report ends with an overview of the forward detectors at LHC. Each chapter is correlated with a comprehensive bibliography, attempting to provide to the interested reader with a wide opportunity for further studies.