Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.05 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo busca mapear a jornada do consumidor os “nómadas digitais”. Estes
consumidores apresentam características peculiares, ao conciliarem trabalho, lazer,
viagens e auto-realização em sua rotina. Ao sairem do estilo de vida padrão, no contexto
da sua vida profissional, os nómadas procuram transformar o seu espaço profissional e de
lar, mesmo que temporariamente.
Determinar os locais onde pretendem viver e compartilhar as experiências faz parte do
leque de decisões importantes que os nómadas tomam. Por consequinte, esta investigação
procura entender os motivos pelos quais os nómadas digitais crescentemente procuram e
escolhem Portugal como moradia, bem como perceber quais são os seus principais
critérios de decisão, a sua rotina, as suas atividades, entre outros dados.
Portugal apresenta características singulares, como o clima agradável, as boas
infraestruturas, as políticas e a economia voltada ao turismo. Compreender o perfil deste
tipo de consumidor e mapear os principais passos durante a sua jornada será importante
para determinar quais são experiências fundamentais para atrair e cativar este público e
gerar um maior desenvolvimento regional.
No que se refere à metodologia, além da revisão da literatura realizada por meio de artigos
e estudos disponíveis atualmente, serão aplicados questionários para avaliar o perfil, o
estilo de vida e o processo de decisão dos nómadas digitais. Por fim, serão elaboradas as
devidas conclusões.
Description
Keywords
Nomadismo digital Digital nómada Trabalho remoto Comportamento do consumidor Turismo Portugal