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A liderança da escola e a supervisão pedagógica:estudo de caso
| dc.contributor.author | Augusto, Ana Rita Morais | |
| dc.date.accessioned | 2014-06-09T10:49:22Z | |
| dc.date.available | 2014-06-09T10:49:22Z | |
| dc.date.issued | 2014-04 | |
| dc.description.abstract | Na perspetiva de que à ação do supervisor escolar são atribuídas funções complexas, de apoio e parceria com o professor, o tipo de relação que ele estabelece com o grupo de professores, o qual lidera, passa a ser a essência do desenvolvimento do seu trabalho. Neste sentido, e aliado a outros conceitos, este trabalho tem como finalidade analisar e refletir sobre a relação entre supervisor escolar e professores no quotidiano das escolas, identificando as implicações da liderança ao nível dos resultados organizacionais e de acordo com as funções de coordenação, apoio e decisão do supervisor. Com o objetivo de tornar possível a compreensão dos supervisores numa organização que aprende, optou-se por fazer emergir a especificidade das suas funções e competências aliadas ao indubitável papel de líder que assume. As estruturas de coordenação, supervisão e demais participantes do processo pedagógico de uma escola têm, apesar da complexidade, de acompanhar as novas características da sociedade, que se apresenta de forma dinâmica e desafiadora. Tratando especificamente das funções supervisoras e de liderança, constatamos que, neste início de século, as estruturas da educação se têm vindo a alterar devido às referidas mudanças. Nesse sentido, e ao contrário do que acontecia no passado, fica afastado qualquer indício de que o trabalho do supervisor deva estar centrado na fiscalização puro e simples do trabalho do professor. Assim, podemos constatar que a ação do supervisor está longe de uma função mecanizada e baseada numa rotina burocrática, uma vez que, na atualidade, se torna necessário e se espera que o mesmo desenvolva ações baseadas na reflexão sobre o processo pedagógico, onde o professor se torna o principal instrumento dessa reflexão e não um agente a ser controlado no interior das escolas, que aplique de forma rotineira e prescritiva as orientações do supervisor. | por |
| dc.identifier.tid | 201198614 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/6469 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Liderança | por |
| dc.subject | Supervisão | por |
| dc.subject | Motivação | por |
| dc.title | A liderança da escola e a supervisão pedagógica:estudo de caso | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
