Repository logo
 
Publication

A liderança da escola e a supervisão pedagógica:estudo de caso

dc.contributor.authorAugusto, Ana Rita Morais
dc.date.accessioned2014-06-09T10:49:22Z
dc.date.available2014-06-09T10:49:22Z
dc.date.issued2014-04
dc.description.abstractNa perspetiva de que à ação do supervisor escolar são atribuídas funções complexas, de apoio e parceria com o professor, o tipo de relação que ele estabelece com o grupo de professores, o qual lidera, passa a ser a essência do desenvolvimento do seu trabalho. Neste sentido, e aliado a outros conceitos, este trabalho tem como finalidade analisar e refletir sobre a relação entre supervisor escolar e professores no quotidiano das escolas, identificando as implicações da liderança ao nível dos resultados organizacionais e de acordo com as funções de coordenação, apoio e decisão do supervisor. Com o objetivo de tornar possível a compreensão dos supervisores numa organização que aprende, optou-se por fazer emergir a especificidade das suas funções e competências aliadas ao indubitável papel de líder que assume. As estruturas de coordenação, supervisão e demais participantes do processo pedagógico de uma escola têm, apesar da complexidade, de acompanhar as novas características da sociedade, que se apresenta de forma dinâmica e desafiadora. Tratando especificamente das funções supervisoras e de liderança, constatamos que, neste início de século, as estruturas da educação se têm vindo a alterar devido às referidas mudanças. Nesse sentido, e ao contrário do que acontecia no passado, fica afastado qualquer indício de que o trabalho do supervisor deva estar centrado na fiscalização puro e simples do trabalho do professor. Assim, podemos constatar que a ação do supervisor está longe de uma função mecanizada e baseada numa rotina burocrática, uma vez que, na atualidade, se torna necessário e se espera que o mesmo desenvolva ações baseadas na reflexão sobre o processo pedagógico, onde o professor se torna o principal instrumento dessa reflexão e não um agente a ser controlado no interior das escolas, que aplique de forma rotineira e prescritiva as orientações do supervisor.por
dc.identifier.tid201198614
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6469
dc.language.isoporpor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.titleA liderança da escola e a supervisão pedagógica:estudo de casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RitaAugusto.pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: