Repository logo
 
Publication

Educação inclusiva e formação de professores: professores preparados alunos, não segregados

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorBaptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
dc.contributor.authorMattos, Daniele Silva
dc.date.accessioned2025-03-19T14:43:07Z
dc.date.available2025-03-19T14:43:07Z
dc.date.issued2025-01-20
dc.date.submitted2025-01-20
dc.description.abstractA educação inclusiva visa garantir a igualdade de oportunidades e a equidade para todos os alunos, independentemente das características e necessidades. Este estudo investiga os desafios e práticas na formação de professores para ambientes inclusivos, analisando políticas, tecnologias assistivas e metodologias de ensino. Através de uma revisão sistemática de literatura, discutimos como a formação inicial e continuada pode ser aprimorada para atender à diversidade educacional. Os resultados indicam que a falta de treinamento prático e suporte institucional limita a eficácia das práticas inclusivas. Recomenda-se a reformulação dos currículos de formação docente, o investimento em tecnologias assistivas e o desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva que valorize a diversidade como recurso pedagógico.por
dc.description.abstractInclusive education aims to ensure equal learning opportunities for all students, regardless of their characteristics and needs. This study investigates the challenges and practices in training teachers for inclusive environments, focusing on policies, assistive technologies, and teaching methodologies. Through a systematic literature review, we discuss how initial and continuing education can be improved to meet educational diversity. The results indicate that the lack of practical training and institutional support limits the effectiveness of inclusive practices. It is recommended to revise teacher training curricula, invest in assistive technologies, and develop an inclusive school culture that values diversity as a pedagogical resource.eng
dc.identifier.tid203909240
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57349
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectEducação Inclusiva
dc.subjectFormação de Professores
dc.subjectTecnologias Assistivas
dc.subjectPolíticas Educacionais
dc.subjectAutoeficácia Docente
dc.subjectInclusive Education
dc.subjectTeacher Training
dc.subjectAssistive Technologies
dc.subjectEducational Policies
dc.subjectTeacher Self-efficacy
dc.titleEducação inclusiva e formação de professores: professores preparados alunos, não segregadospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DANIELE_MATTOS.pdf
Size:
487.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: