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Authors
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Abstract(s)
Este relatório visa refletir o processo de aprendizagem decorrente do curso de
Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Saúde Infantil e Pediatria,
para o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem
de Saúde Infantil e Pediátrica. Pretende-se descrever e analisar os objetivos e
atividades delineadas nos diferentes contextos clínicos, assente numa metodologia
crítico-reflexiva e construtiva sobre a prática. A redação do texto contempla ainda a
análise das filosofias de cuidados, dos quadros de referência de enfermagem e da
evidência científica pertinente, que orientam a prática de cuidados especializados.
Durante o primeiro ano de vida da criança as funções parentais consistem na
satisfação das necessidades básicas da criança, no tomar conta da criança e na
facilitação do desenvolvimento global, tendo como alvo o bem-estar global. A
promoção do desenvolvimento infantil nos 3 primeiros anos de vida é particularmente
importante, pois nesta etapa o cérebro é mais sensível às experiências e ao ambiente.
A evidência recente identifica a qualidade dos cuidados parentais, e das relações
precoces positivas, como fundamentais para o desenvolvimento pleno das crianças.
No entanto, a capacitação parental não pode ser considerada isoladamente pois,
durante o primeiro ano de vida os pais encontram-se a vivenciar a transição para a
parentalidade. A intervenção do enfermeiro tem como foco a avaliação das
necessidades das crianças e dos pais para facilitar a aquisição de competências e
conhecimentos específicos, com o objetivo de promover o desenvolvimento pleno da
criança.
Description
Keywords
Enfermagem pediátrica Desenvolvimento infantil Criança Promoção da saúde Parentalidade