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Cuidar na transição

dc.contributor.advisorMarçal, Maria Teresa
dc.contributor.authorMota, Lilia Marina da Costa Rebelo Neves
dc.date.accessioned2016-11-25T09:44:33Z
dc.date.available2016-11-25T09:44:33Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionMestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractO presente relatório pretende descrever e analisar o percurso de aprendizagem, experienciado ao longo dos vários contextos de estágio, na assistência da criança e pais, clarificando os objetivos delineados, as atividades desenvolvidas e as competências adquiridas. A metodologia central ao desenvolvimento do estágio e do presente relatório revela-se descritiva da ação e reflexiva nessa e sobre essa ação. As várias experiências e oportunidades de contacto com famílias de crianças com doença crónica em diferentes contextos e os conhecimentos adquiridos foram as condições fundamentais que se conjugaram para permitir a aquisição de competências na intervenção de enfermagem aos pais da criança com AME I e a elaboração de uma proposta de um programa de intervenção de Enfermagem. Verificou-se que tanto em ambiente Hospitalar como no Centro de Saúde o enfermeiro utiliza elementos do modelo concetual centrado na criança e na família, encarando este binómio como beneficiário dos cuidados, e presta cuidados em parceria com a criança e pais, de acordo com o previsto pela OE (2011) no Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. A identificação das necessidades dos pais, a sua informação sobre a doença e os tratamentos a realizar e os recursos a utilizarem, permitem que sejam envolvidos nas tomadas de decisão, desde a admissão no hospital até ao momento do seu regresso a casa, facultando deste modo, uma integração precoce dos pais nos cuidados e um processo transicional bem sucedido. As intervenções realizadas surgem assim, centradas sobretudo nas necessidades dos pais de crianças com doença crónica, em que se pretende fomentar e promover o papel parental no apoio às transições por eles vivenciadas. Durante a prática clínica, conforme se pode verificar ao longo do relatório, tive oportunidades de desenvolver competências relacionais, pedagógicas, científicas e técnicas, essenciais a uma intervenção especializada.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.tid201260425
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16342
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectParentalidade
dc.subjectCuidados centrados na família
dc.subjectIntervenção de enfermagem
dc.subjectAtrofia muscular
dc.titleCuidar na transição
dc.titleum programa de intervenção de enfermagem aos pais da criança com atrofia muscular espinhal tipo I
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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