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Cuidar na transição
dc.contributor.advisor | Marçal, Maria Teresa | |
dc.contributor.author | Mota, Lilia Marina da Costa Rebelo Neves | |
dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:33Z | |
dc.date.available | 2016-11-25T09:44:33Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
dc.description.abstract | O presente relatório pretende descrever e analisar o percurso de aprendizagem, experienciado ao longo dos vários contextos de estágio, na assistência da criança e pais, clarificando os objetivos delineados, as atividades desenvolvidas e as competências adquiridas. A metodologia central ao desenvolvimento do estágio e do presente relatório revela-se descritiva da ação e reflexiva nessa e sobre essa ação. As várias experiências e oportunidades de contacto com famílias de crianças com doença crónica em diferentes contextos e os conhecimentos adquiridos foram as condições fundamentais que se conjugaram para permitir a aquisição de competências na intervenção de enfermagem aos pais da criança com AME I e a elaboração de uma proposta de um programa de intervenção de Enfermagem. Verificou-se que tanto em ambiente Hospitalar como no Centro de Saúde o enfermeiro utiliza elementos do modelo concetual centrado na criança e na família, encarando este binómio como beneficiário dos cuidados, e presta cuidados em parceria com a criança e pais, de acordo com o previsto pela OE (2011) no Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. A identificação das necessidades dos pais, a sua informação sobre a doença e os tratamentos a realizar e os recursos a utilizarem, permitem que sejam envolvidos nas tomadas de decisão, desde a admissão no hospital até ao momento do seu regresso a casa, facultando deste modo, uma integração precoce dos pais nos cuidados e um processo transicional bem sucedido. As intervenções realizadas surgem assim, centradas sobretudo nas necessidades dos pais de crianças com doença crónica, em que se pretende fomentar e promover o papel parental no apoio às transições por eles vivenciadas. Durante a prática clínica, conforme se pode verificar ao longo do relatório, tive oportunidades de desenvolver competências relacionais, pedagógicas, científicas e técnicas, essenciais a uma intervenção especializada. | |
dc.format | application/pdf | |
dc.identifier.tid | 201260425 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16342 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | [s.n.] | |
dc.subject | Parentalidade | |
dc.subject | Cuidados centrados na família | |
dc.subject | Intervenção de enfermagem | |
dc.subject | Atrofia muscular | |
dc.title | Cuidar na transição | |
dc.title | um programa de intervenção de enfermagem aos pais da criança com atrofia muscular espinhal tipo I | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | masterThesis |
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