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Inclusão e unidades de ensino estruturado:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, David
dc.contributor.authorRocha, Mónica
dc.date.accessioned2019-05-07T16:37:48Z
dc.date.available2019-05-07T16:37:48Z
dc.date.issued2014-02-06
dc.date.submitted2013-11-15
dc.description.abstractEste estudo de natureza qualitativa, visa investigar de que forma os alunos com Perturbações do Espetro do Autismo têm oportunidades de inclusão numa Unidade de Ensino Estruturado. Norteada pelos princípios da Educação Inclusiva e pelo pressuposto de que as Unidades de Ensino Estruturado têm impacto nos processos de Ensino e de Aprendizagem, especificamente naqueles destinados aos alunos com Perturbações do Espetro do Autismo a investigação desenvolveu-se em redor dos seis alunos com Perturbações do Espetro do Autismo de um agrupamento de escolas de Setúbal. Como tal, realizou-se uma revisão bibliográfica visando-se construir o enquadramento teórico da questão do estudo, onde se definiram metas a alcançar. Procurou-se caracterizar os recursos e as atividades em diversos contextos, desenvolvidas pelos professores de Educação Especial e pelos Professores Titulares de Turma, com recurso à observação naturalista. Utilizámos a entrevista semi-diretiva, de forma a conhecer a perceção que os professores possuem sobre a inclusão dos alunos com Perturbações do Espetro do Autismo na escola. Foram entrevistadas cinco professoras, duas de educação especial e três professoras titulares de turma, tendo sido observadas as aulas das mesmas e de outra professora que não aderiu à entrevista. Em suma o corpus do trabalho foi constituído, pela consulta documental, pelas entrevistas e pela observação naturalista, ambas sujeitas a uma análise qualitativa. Com os resultados obtidos a partir de ambas as técnicas pretendemos comparar as opiniões sobre a inclusão e o modo como a promovem, os facilitadores/obstáculos à mesma quer na unidade de ensino estruturado quer na sala de ensino regular, assim como identificar as dificuldades colocadas aos professores, como condição de suma importância para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. A partir do encontro dos dados de ambas as técnicas, pretendemos identificar aspetos relevantes sobre o que pensam os professores sobre a intervenção educativa dos alunos com espetro do Autismo e sobre as respostas educativas existentes na Unidade de Ensino Estruturado, ao mesmo tempo confrontar essas opiniões com as observações realizadas em diferentes contextos.pt_PT
dc.identifier.tid201465850pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28438
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPerturbações do espetro do autismopt_PT
dc.subjectUnidade de ensino estruturadopt_PT
dc.titleInclusão e unidades de ensino estruturado:pt_PT
dc.title.alternativeum estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

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