Browsing by Issue Date, starting with "2014-02-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Validación de la escala de resistencia al cambio para la población Portuguesa: resultados preliminaresPublication . González Fernández, Luis; Correia, AnabelaLa escala de resistencia al cambio (Resistance to Change Scale – RTC) fue desarrollada por Oreg (2003) para evaluar la predisposición de los individuos a la resistencia al cambio. En este estudio la escala fue traducida, adaptada y validada para la lengua portuguesa. Las cualidades psicométricas de la escala fueron evaluadas en una muestra de 286 estudiantes de enseñanza superior. Se efectuó un análisis factorial confirmatorio habiéndose verificado una falta de consistencia en la escala rigidez cognitiva, las otras tres dimensiones – búsqueda de rutinas, reacción emocional y focalización a corto plazo - presentaron resultados psicométricos aceptables.
- Comprometimento organizacional: o caso dos docentes de uma instituição de ensino superiorPublication . Cordeiro, João Pedro PinaEsta comunicação pretende analisar e refletir sobre o comprometimento organizacional. O objetivo geral do estudo é analisar o comprometimento organizacional dos docentes do ensino superior, discutindo e analisando em que medida o comprometimento organizacional destes profissionais se relaciona com as variáveis sociodemográficas, e, consequentemente, verificar se estas variáveis são ou não explicativas do comprometimento organizacional. O objeto central do estudo é uma instituição de ensino superior, nomeadamente o seu corpo docente. Analisar de que forma se encontram “comprometidos” com a instituição, em tempos de crise, são questões que se colocam na atualidade. Como técnica de recolha de dados foi utilizado o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 46 profissionais. Os resultados indicam que a diferente conjugação das varíaveis sociodemográficas está na base de modelos diferentes de comprometimento organizacional destes profissionais (normativo, afetivo e instrumental). Conclui-se, assim, que os docentes possuem diferentes níveis de comprometimento organizacional, os quais são ancorados pelas características pessoais e profissionais.
- Inclusão e unidades de ensino estruturado:Publication . Rocha, Mónica; Rodrigues, DavidEste estudo de natureza qualitativa, visa investigar de que forma os alunos com Perturbações do Espetro do Autismo têm oportunidades de inclusão numa Unidade de Ensino Estruturado. Norteada pelos princípios da Educação Inclusiva e pelo pressuposto de que as Unidades de Ensino Estruturado têm impacto nos processos de Ensino e de Aprendizagem, especificamente naqueles destinados aos alunos com Perturbações do Espetro do Autismo a investigação desenvolveu-se em redor dos seis alunos com Perturbações do Espetro do Autismo de um agrupamento de escolas de Setúbal. Como tal, realizou-se uma revisão bibliográfica visando-se construir o enquadramento teórico da questão do estudo, onde se definiram metas a alcançar. Procurou-se caracterizar os recursos e as atividades em diversos contextos, desenvolvidas pelos professores de Educação Especial e pelos Professores Titulares de Turma, com recurso à observação naturalista. Utilizámos a entrevista semi-diretiva, de forma a conhecer a perceção que os professores possuem sobre a inclusão dos alunos com Perturbações do Espetro do Autismo na escola. Foram entrevistadas cinco professoras, duas de educação especial e três professoras titulares de turma, tendo sido observadas as aulas das mesmas e de outra professora que não aderiu à entrevista. Em suma o corpus do trabalho foi constituído, pela consulta documental, pelas entrevistas e pela observação naturalista, ambas sujeitas a uma análise qualitativa. Com os resultados obtidos a partir de ambas as técnicas pretendemos comparar as opiniões sobre a inclusão e o modo como a promovem, os facilitadores/obstáculos à mesma quer na unidade de ensino estruturado quer na sala de ensino regular, assim como identificar as dificuldades colocadas aos professores, como condição de suma importância para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. A partir do encontro dos dados de ambas as técnicas, pretendemos identificar aspetos relevantes sobre o que pensam os professores sobre a intervenção educativa dos alunos com espetro do Autismo e sobre as respostas educativas existentes na Unidade de Ensino Estruturado, ao mesmo tempo confrontar essas opiniões com as observações realizadas em diferentes contextos.