| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 445.7 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Ao assinarem a declaração de Bolonha em 19 de Junho de 1999, os Ministros
responsáveis pelo Ensino Superior dos 29 estados europeus reunidos naquela
cidade italiana, iniciaramum processo a que nenhum país e instituição de Ensino
Superior da Europa imune.
A criação do espaço europeu de Ensino Superior está em marcha e a introdução
de algumas das ferramentas de Bolonha, nomeadamente do sistema europeu de
transferência de créditos (ECTS) e do suplemento de diploma (SD), é já hoje
uma realidade palpável.
Portugal, embora ligeiramente atrasado em relação às metas parciais do
processo, está nele claramente empenhado e está hoje dotado de legislação que
permite antecipar que em 2010 terá atingido as metas preconizadas em Bolonha.
A Marinha, por estar inserida no país e porque tem dois estabelecimentos de
Ensino Superior, não pode alhear-se do impacto que Bolonha terá na formação
dos seus Oficiais.
Não é de estranhar que a Escola Naval venha acompanhando de perto os
desenvolvimentos do processo, e até um pouco forçada pelas circunstâncias,
tenha mesmo avançado para uma reforma do seu ensino, que a coloca no grupo
da frente dos estabelecimentos de Ensino Superior nacionais a implementar
Bolonha.
O processo de Bolonha, a sua implementação em Portugal e especificamente na
Marinha, sobretudo na Escola Naval e na ESTNA é o que vai ser abordado neste
trabalho.
Description
Keywords
Processo de Bolonha Marinha Sistema de Formação Escola Naval ESTNA
