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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório surge no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que
compreende as aulas da unidade curricular de Investigação em Educação e os estágios
de primeiro e segundo semestres que realizei em creche e jardim-de-infância,
respetivamente. É, portanto, resultado de um grande e trabalhoso percurso que muito
me ensinou e auxiliou a refletir, com maior conhecimento de causa sobre algumas das
questões que este tema me suscitou.
É objetivo deste trabalho ponderar o impacto que o meio tem, sobretudo, nas
crianças, na dinâmica da escola e no papel do educador enquanto mediador e promotor
de aprendizagens significativas. Para tal, é minha intenção chegar a alguns relatos reais
(através dos inquéritos realizados a educadores cuja experiência já abarcou os dois
contextos) e relacionar as suas opiniões com afirmações de autores de referência que
já estudaram esta temática de um modo mais abrangente.
Com base neste documento pretendo, ainda, clarificar as vantagens e os
inconvenientes de ambos os espaços e focar as grandes diferenças entre eles de modo
a melhorar a atuação pedagógica. A intenção será diminuir o impacto das fragilidades e
usufruir ao máximo das potencialidades de cada realidade.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Creche Jardim de Infância Meio Rural Aprendizagens Significativas