Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Dos valores sociais ao valor das palavras

dc.contributor.advisorAraújo, Luísa
dc.contributor.advisorFigueira, Joana
dc.contributor.authorFrazão, Joana Patrícia Barreiros
dc.date.accessioned2015-06-24T15:56:00Z
dc.date.available2015-06-24T15:56:00Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste relatório aborda duas grandes problemáticas, as quais se traduzem na abordagem aos valores sociais, no âmbito da valência em Pré-Escolar, e na procura da determinação do real valor/alcance das palavras, na valência de 1.ºCiclo. Começando pela abordagem aos valores sociais, esta traduziu-se num conjunto de etapas, as quais visaram, numa primeira fase, a obtenção de dados. Tal “colheita” de informação foi realizada através da observação, tanto em sala de aula, como no recreio, e traduzia-se na verificação das relações entre as crianças, entre as crianças e a educadora, ou a estagiária, e entre as crianças e auxiliares. A segunda fase passou pela criação de um projeto que visava abordar a referida temática. A esse projeto foi dado o nome de “Saber Viver Comigo e Com os Outros”, tendo este sido constituído por um conjunto de atividades que visavam despertar as necessidades, não apenas a nível individual, mas também de grupo, e o desenvolvimento pessoal de cada criança com base em diversas experiências, numa perspetiva de promover a cidadania. Relativamente à temática do valor das palavras (em sentido lato), começámos, numa primeira fase, com a recolha de dados mediante observação em contexto de sala de aula. Desses dados foi percetível que, de uma maneira geral, as crianças tinham dificuldades na interpretação de enunciados, nem sempre conseguindo compreender aquilo que lhes era pedido e não conseguindo estruturar corretamente as respostas. Tendo em conta que este grupo de crianças do 4.º ano (1.ºCiclo) transitaria, normalmente, no ano seguinte, para o 2.º Ciclo, decidimos realizar um questionário para diagnosticar mais algumas das dificuldades/receios que os mesmos sentiam. Desta forma, trabalharíamos a temática do valor das palavras, ao mesmo tempo que trabalhávamos outras questões relacionadas com a transição para o 5.º ano. Posto isto, foram realizadas um conjunto de atividades relativas aos conteúdos programáticos de 4.º ano, com as quais visávamos incidir sobre o valor das palavras e a transição para a etapa escolar seguinte. Suplementarmente, tentámos ir enquadrando algumas metodologias adequadas a alunos de 5.º ano como forma de preparar o grupo para a referida transição.por
dc.identifier.tid201854740
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9024
dc.language.isoporpor
dc.subjectValores Sociaispor
dc.subjectValor das Palavraspor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectInterpretação de Enunciadospor
dc.subjectMetodologiaspor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.titleRelatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada. Dos valores sociais ao valor das palavraspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Joana Dos valores sociais ao valor das palavras.pdf
Size:
664.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: