Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
478.52 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste texto apresenta-se uma prática pedagógica que tem como objetivo potenciar experiências de
investigação e de formação aos/às estudantes da ESE-IPS nas áreas da História e Património, numa relação
ativa com as comunidades e as memórias coletivas. A História local é espaço de interseção entre História e
memória e um palco privilegiado para o envolvimento das comunidades com o território e a memória
coletiva. Assumindo-se o local como referente para a apropriação do passado dos territórios e das gentes,
mas também para a projeção futura das comunidades, o projeto «Dossiê de Memórias Feira de Sant’Iago»
propõe desafiar estudantes do ensino superior a conceberem a investigação como potenciadora de
conhecimento e de envolvimento comunitário. Baseada na pesquisa em periódicos locais e na recolha de
história oral sobre a Feira de Sant’Iago (Setúbal) procura-se que se adquiram competências de investigação,
mas, também, conhecimentos acerca da sociedade setubalense e da significância de uma práxis
comunitária cíclica que, ao acontecer desde 1582, reflete evoluções históricas, sociais e culturais.
Description
Keywords
Feira Sant’Iago História local Memória coletiva Prática pedagógica Setúbal
Pedagogical Context
Citation
Alcântara, Ana (2021). Investigação em História local como ferramenta pedagógica no ensino superior: "Dossiê de memórias Feira de Sant’Iago”. In CIEF - Centro Investigação Educação e Formação do IPS, Atas do seminário "Dar Asas ao Saber - Investigação, construção do conhecimento e Práticas Profissionais". Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, 28 – 36