Publication
A importância do jogo no processo educativo de crianças com dislexia
dc.contributor.author | Rodrigues, Carla Judite Tavares | |
dc.date.accessioned | 2015-12-23T16:32:55Z | |
dc.date.available | 2015-12-23T16:32:55Z | |
dc.date.issued | 2015-02 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado tem como finalidade apresentar uma breve perspetiva do objeto de investigação que se centrou, em primeiro lugar, numa pesquisa teórica sobre a dislexia, o jogo e os benefícios do jogo em crianças disléxicas, tendo como objetivo obter conhecimentos sobre a temática que me propus investigar. Este estudo mostra os jogos, brinquedos e brincadeiras como essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. Brincar fomenta o funcionamento do pensamento e consegue níveis de desempenho que só as ações por motivação intrínseca conseguem ao estimular o aspeto cognitivo e motor da criança. A criança que brinca desenvolve a sociabilidade, faz amigos e aprende a conviver, respeitando o direito dos outros e as regras determinadas pelo grupo. Ao brincar a criança prepara-se para o futuro, experimentando o mundo à sua volta dentro dos limites da sua condição atual e dando um sentido para a sua vida. Pretende-se com este estudo investigar a influência e importância que o jogo lúdico tem no processo educativo de crianças com dislexia. Desta forma, o que se apresenta é uma tentativa de demonstrar como os jogos, brinquedos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento de crianças portadoras de dislexia. O capítulo “Jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento da criança disléxica” tenta ilustrar e dar ênfase à necessidade dos jogos e brincadeiras que fazem parte da espontaneidade natural da criança, e também do contexto escolar determinado para o seu desenvolvimento físico, psicossocial e motor. A escola, sendo um espaço privilegiado de vida e aprendizagem, deve criar condições para o aluno realizar atividades lúdicas e, simultaneamente, poder usá-las como estratégia de ensino e de aprendizagem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201198703 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/10601 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Jogos | pt_PT |
dc.subject | Brincadeiras | pt_PT |
dc.subject | Brinquedos | pt_PT |
dc.subject | Dislexia | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_PT |
dc.title | A importância do jogo no processo educativo de crianças com dislexia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |