Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As Práticas de Gestão de Recursos Humanos na Hotelaria

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Carolina Pereira-200326021.pdf851.08 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Gestão de recursos humanos possui um papel muito importante nas organizações, pelo que é, a partir da mesma, que se definem tarefas, como acompanhar o desenvolvimento e motivação dos trabalhadores, bem como os objetivos e a cultura organizacional. O setor Hoteleiro presta diversos serviços, dependendo assim dos seus recursos humanos. Existe uma constante procura e mudança nos hábitos dos clientes, exigindo mais qualidade e competência nos serviços propostos, contudo, é um setor que enfrenta alguns problemas na gestão de pessoas. Tal facto deve-se à precariedade do setor, como, trabalho precário, baixo salário, originando elevada rotatividade de pessoal. É, pois, essencial e decisivo que o setor opte por estratégias competitivas para se ajustar ao mercado e às novas necessidades que lhe são exigidas, tornando-se uma vantagem competitiva para a organização, mas para tal, é necessário ter recursos humanos aptos, motivados e alinhados com os objetivos da organização (Passos, Madureira e Esteves, 2014). Neste contexto, temos como objetivo, entender quais as Práticas de Gestão de Recursos Humanos que são aplicadas nos estabelecimentos Hoteleiros, e se essas mesmas práticas estão claramente estruturadas e implementadas. Realizou-se o estudo seguindo a metodologia qualitativa, com recursos a entrevistas semiestruturadas, bem como, a análise documental. A partir da realização do seguinte estudo, compararam-se três hotéis distintos, tendo sido possível verificar a utilização das práticas de gestão de recursos humanos nos mesmos, que visam, não só privilegiar o bem-estar dos clientes, bem como, a satisfação e motivação dos seus trabalhadores.
Human resource management has a very important role in organizations, that’s why, some taske are defined through monitoring and supervising workers. The Hotel area provides a wide range a services deper on its human resources, there is a constant demand and change in customer´s habits, requiring a higher quality, however it is a sector that faces some problems in people’s management. This has to do with the lack of strategy in the area, in come, unstable job and a conetant staff rotation. The sector needs new strategical adopthon methods to the market and it’s new demands. This can lead to na organisational advantage witch requires motivated personal focused on the organization aims (Passos, Madureira and Esteves, 2014). In the context we aim at understanding the Human Ressource’s practises used in the facilites and it these practises are clearly structured and implemented. We performed this studying follow a qualitive methodology, based on semi-structered interviews as well as document analysis. From the performance of the following study, it was possible to compare three different Hotels, where it was possible to verify the importance of good use of human resources management practices. Which aim, not only to privilege the well-being of customers, as well as the satisfaction and motivation of its employees.

Description

Keywords

Gestão de Recursos Humanos Práticas de Recursos Humanos Indústria Hoteleira Human Resource Management Human Resource Practices Hospitality Industry

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue