Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Redes sociais e a decisão de voto da população sub-30

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Serve a presente dissertação para explorar o fenómeno crescente que é a influência que as redes sociais desempenham na decisão de voto da população Sub-30 e a perceção que os mesmos têm sobre essa influência. Na ótica de ter um estudo mais aprofundado e completo, optou-se por recorrer a uma abordagem mista. Para tal, recorremos em primeiro lugar a entrevistas exploratórias semiestruturadas e, posteriormente, através da análise dessas mesmas entrevistas e com base nas mesmas, foi elaborado um inquérito por questionário que contou com 150 respostas. Consequentemente, a criação desse inquérito por questionário, permitiu que se realizassem diversos testes estatísticos no SPSS, para que se entendam os padrões de utilização das redes sociais, assim como a perceção que os utilizadores têm sobre a influência que essas redes sociais desempenham na decisão de voto. De igual maneira, quis-se entender a relação entre o tipo de conteúdo consumido e o comportamento eleitoral. Através da análise dos já referidos testes, uma das principais conclusões que foi retirada, diz respeito a apenas o Twitter apresentar alguma influência na decisão de voto dos inquiridos. As restantes redes sociais, não apresentam qualquer tipo de influência. Outra conclusão importante que se retirou, é que no que diz respeito à frequência de uso das redes sociais para a obtenção de informação política, o género feminino, apresenta uma maior frequência na utilização das redes socais que o género masculino, entre outras conclusões. Através dos resultados obtidos, quer-se que este estudo contribua para uma clarificação e para uma compreensão maior, acerca do fenómeno que são as redes sociais interligadas com a esfera política, e que futuras investigações prossigam o estudo nesta área.
This dissertation aims to explore the growing phenomenon of the influence that social media exerts on the voting decisions of the sub-30 population and their perception of that influence. To ensure a more in-depth and comprehensive study, a mixedmethods approach was adopted. Initially, exploratory semistructured interviews were conducted, and subsequently, based on the analysis of these interviews, a questionnaire survey was developed, gathering 150 responses. The creation of this survey allowed for the performance of various statistical tests using SPSS, aiming to understand social media usage patterns as well as users' perceptions of the influence these platforms have on their voting decisions. Additionally, the relationship between the type of content consumed and voting behavior was also examined. From the analysis of the mentioned tests, one of the key findings was that only Twitter shows some influence on the voting decisions of respondents. The other social media platforms do not exhibit any significant influence. Another important conclusion is that, regarding the frequency of social media use for political information, women tend to use social media more frequently than men, among other findings. Through these results, this study aims to contribute to a greater clarification and understanding of the phenomenon of social media intertwined with the political sphere and hopes that future research will continue to explore this area.

Description

Keywords

Marketing político Redes sociais Decisão de voto Influência política População Sub-30

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License