Publication
As "cem" aprendizagens da criança: a estória de uma experiência em EPE e 1º CEB: relatório final
dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- | |
dc.contributor.advisor | Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Maria de Fátima Gomes | |
dc.date.accessioned | 2017-01-06T11:26:51Z | |
dc.date.available | 2017-01-06T11:26:51Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O relatório que a seguir se apresenta evidencia as aprendizagens realizadas ao longo da prática pedagógica desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele é exposto o meu percurso formativo em ambas as valências acima mencionadas. Numa primeira parte do trabalho destaca-se a contextualização dos ambientes educativos onde se desenvolveram as práticas de estágio profissionalizante, apresentando-se uma breve reflexão acerca das aprendizagens por eles proporcionadas. Numa segunda parte são explanadas cinco experiências-chave que considerei cruciais para o desenvolvimento da minha prática. Assim, elegidas pelo impacto que tiveram ao longo deste processo, é dada primazia à arte enquanto linguagem que diferencia as múltiplas formas de expressão da criança, passando pela influência que o risco carrega na primeira infância, sempre valorizando a livre expressão das “cem linguagens da criança” (Malaguzzi, 1998 citado em Edwards, Gandini, & Forman, 2016). Apresenta-se igualmente, um pequeno trabalho de investigação que procura dar voz às crianças relativamente aos espaços valorizados pelas mesmas, em contexto de jardim-de-infância. Em regime transversal a ambas as valências, surge uma breve reflexão sobre as potencialidades da implementação da Metodologia de Trabalho por Projeto e o seu impacto nos diferentes contextos de estágio. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201432889 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/17323 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem critico-reflexiva | pt_PT |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_PT |
dc.subject | Múltiplas linguagens | pt_PT |
dc.title | As "cem" aprendizagens da criança: a estória de uma experiência em EPE e 1º CEB: relatório final | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |