Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.89 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O relatório que a seguir se apresenta evidencia as aprendizagens realizadas ao longo
da prática pedagógica desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-
Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele é exposto o meu percurso
formativo em ambas as valências acima mencionadas.
Numa primeira parte do trabalho destaca-se a contextualização dos ambientes
educativos onde se desenvolveram as práticas de estágio profissionalizante,
apresentando-se uma breve reflexão acerca das aprendizagens por eles
proporcionadas. Numa segunda parte são explanadas cinco experiências-chave que
considerei cruciais para o desenvolvimento da minha prática. Assim, elegidas pelo
impacto que tiveram ao longo deste processo, é dada primazia à arte enquanto
linguagem que diferencia as múltiplas formas de expressão da criança, passando pela
influência que o risco carrega na primeira infância, sempre valorizando a livre
expressão das “cem linguagens da criança” (Malaguzzi, 1998 citado em Edwards,
Gandini, & Forman, 2016).
Apresenta-se igualmente, um pequeno trabalho de investigação que procura dar voz
às crianças relativamente aos espaços valorizados pelas mesmas, em contexto de
jardim-de-infância. Em regime transversal a ambas as valências, surge uma breve
reflexão sobre as potencialidades da implementação da Metodologia de Trabalho por
Projeto e o seu impacto nos diferentes contextos de estágio.
Description
Keywords
Prática pedagógica Aprendizagem critico-reflexiva Metodologias ativas Múltiplas linguagens