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Abstract(s)
Este trabalho insere-se numa conjuntura de forte contenção das despesas
públicas que, de forma transversal, atinge toda a Administração Pública, obrigando a Defesa a uma
gestão cada vez mais científica dos seus recursos.
A partir dos conceitos básicos da logística, das suas principais funções e princípios, bem
como da abordagem de alguns aspectos da doutrina logística da NATO analisou-se detalhadamente
a evolução do sistema logístico da Força Aérea e dos vários modelos de organização que adoptou,
por forma a detectar inadequações, ineficiências e redundâncias na sua estrutura organizacional.
Constatou-se que diversas entidades públicas e privadas desenvolveram os seus
mecanismos de aprovisionamento utilizando novos modelos de gestão e novas tecnologias de
informação e comunicação, centralizando as compras e recorrendo a especialistas em negociação e
contratação.
Apresentou-se um modelo de aprovisionamento para a Força Aérea que assenta
essencialmente na criação de um órgão único, na dependência directa do CLAFA, que centraliza
todo o processo administrativo, que utilizará o SIG como plataforma tecnológica fundamental e que
se designou por SCAFA.
Por se entender que constitui uma verdadeira mais valia para todo o sistema logístico da
Força Aérea, foi proposta a sua implementação.
Description
Keywords
Logística Aprovisionamento Centralização Economia de Escala Formação Tecnologias Estruturas Organizacionais
